gonorreia

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
GONORREIA


Descrição

A Gonorréia é uma doença infecciosa do trato genital, de transmissão sexual, que pode determinar desde infecção assintomática até doença manifesta, com alta morbidade. Após contato sexual suspeito e vencidas as barreiras naturais da mucosa, ocorrerá a evolução da doença. Instaura-se um processo localizado que poderá desenvolver complicações no próprio aparelhourogenital ou à distância, provocando alterações sistêmicas. Clinicamente, a gonorréia apresenta-se de forma completamente diferente no homem e na mulher. Há maior proporção de casos em homens, sendo que, em 70 a 80% dos casos femininos, a doença é assintomática. 

Gonorréia no Homem 

Consiste em um dos tipos mais freqüentes de uretrite masculina do qual o sintoma mais precoce é uma sensação deprurido na fossa navicular que vai se estendendo para toda a uretra. Após 1 a 3 dias, o doente já se queixa de ardência miccional (disúria), seguida por corrimento, inicialmente mucóide que, com o tempo, vai se tornando, mais abundante e purulento. 
Em alguns pacientes, pode haver febre e outras manifestações de infecção aguda sistêmica. Se não houver tratamento, ou se esse for tardio ou inadequado, oprocesso se propaga ao restante da uretra, com o aparecimento de polaciúria e sensação de peso no períneo; raramente observa-se hematúria no final da micção. 


Gonorréia na Mulher 
O quadro é assintomático, caracterizado por um corrimento escasso, leitoso, muitas vezes não percebido pela paciente, chegando a mais de 70% o numero de portadoras assintomáticas. O canal endocervical é o localprioritário da infecção gonocócica. A presença de diplococos intra e extracelular sela o diagnostico, mas nas mulheres, e necessário o cultivo em meios especiais, como o Thayer-Martin modificado. Os sintomas podem se confundir com as infecções do trato genital inferior e caracterizam-se pelo aumento da freqüência urinaria, disúria e secreção varginal mucóide ou francamente purulenta. O coloapresenta-se edemaciado, com ectopia acentudada. O corrimento torna-se irritativo, podendo levar ao edema de grandes e pequenos lábios e, consequentemente, dispaurenia. Os recém-nascidos de mães doentes ou portadoras podem apresentar conjuntivite gonocócica por contaminação no canal de parto.

Sinonímia

Blenorragia, blenorreia, esquentamento, pingadeira, purgação, fogagem, gota matutina, gono euretrite gonocócica


Agente Etiológico 

Neisseria gonorrhoeae, diplococo gram-negativo. Ela cresce em áreas quentes e úmidas do corpo, incluindo o canal que leva a urina para fora do corpo (ureta). Em mulheres, a bactéria pode ser encontrada no sistema reprodutor (que inclui as trompas de falópio, o útero e o colo do útero). A bactéria pode se desenvolver ate mesmo nos olhos.

Reservatório
OHomem
.
Transmissão
Contato sexual.
Sintomas
Os sintomas da gonorréia geralmente começam a se manifestar entre 2 e 10 dias depois da contaminação com o indivíduo infectado.
A partir do momento em que penetra no canal da ureta, a bactéria provoca inflamação local, infecção, dor ou ardor ao urinar e saída de secreção purulenta através da uretra.
Nos homens, em geral, a doença provocasintomas mais aparentes (secreção purulenta, ardor, eritema), mas, nas mulheres, pode ser assintomática. O período de incubação e curto.

 
Período de Incubação

Geralmente, entre 2 e 5 dias.
 



Período de Transmissibilidade

O risco de transmissão de um parceiro infectado a outro é de 50% por ato. Pode durar de meses a anos, se o paciente não for tratado. O tratamento eficaz rapidamenteinterrompe a transmissão.
 

Diagnóstico

Clínico, epidemiológico e laboratorial. Esse último é feito pela coloração de Gram ou pelos métodos de cultivo. No exame bacterioscópico dos esfregaços, devem ser observados diplococos gram-negativos, arranjados aos pares. Thayer-Martin é o meio especifico para a cultura. Podem-se utilizar também métodos de amplificação de ácidos nucleicos, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gonorreia
  • Gonorréia
  • gonorreia
  • Gonorréia
  • Gonorreia
  • Gonorreia
  • A gonorréia
  • Gonorréia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!