GNU Linux

Páginas: 2 (339 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2014
GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stalmann no final da década de 1980 noâmbito do projecto GNU da Free Software Foundation (FSF).

A GPL é a licença com maior utilização por parte de projectos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para oprojeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux.

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
Aliberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
A liberdade de redistribuircópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficiedeles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos ereaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que ocódigo seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.

A GPL está redigida em inglês eactualmente nenhuma tradução é aceita como válida pela Free Software Foundation com o argumento de que há o risco de introdução de erros de tradução que poderiam deturpar o sentido dalicença. Deste modo, qualquer tradução da GPL é não-oficial e meramente informativa, mantendo-se a obrigatoriedade de distribuir o texto oficial em inglês com os programas.

A GPL em inglês.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é gnu/linux
  • GNU/Linux diretorios
  • Distribuições GNU/Linux
  • Historia dop gnu/linux
  • GNU LINUX PESQUISA
  • Distribuições GNU/LINUX:
  • Artigo sobre debian gnu/linux
  • Computação forense em sistemas gnu/linux

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!