GNU LINUX PESQUISA

Páginas: 11 (2681 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
CAMPUS NATAL – ZONA NORTE
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA
ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
JOICE BEATRIZ CARLOS DE MEDEIROS
SISTEMAS OPERACIONAIS BASEADOS EM GNU/LINUX
NATAL
2015
JOICE BEATRIZ CARLOS DE MEDEIROS
SISTEMAS OPERACIONAIS BASEADOS EM GNU/LINUX
Trabalho acadêmico apresentado ao Prof. AíltonTorres Câmara, ministrante da disciplina de Organização e Manutenção de Computadores, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no campus Natal – Zona Norte, como atividade do segundo bimestre.
NATAL
2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 ENTENDO O QUE É SISTEMA OPERACIONAL 4
3 O COMEÇO DO LINUX 5
4 DISTRIBUIÇÕES LINUX. 6
4.1 Ubuntu 6
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7REFERÊNCIAS 8


1 INTRODUÇÃO
Á década de 60 representou um marco no mundo dos computadores, mais especificamente dos sistemas operacionais, foi durante este período que surgiu o embrião de todos eles: o unix, que é praticamente o pai de todos os sistemas operacionais que existem hoje em dia.
Sua história começa quando um grupo de desenvolvedores incluindo Ken Thompson, Dennis Ritchie, DouglasMcIlroy e Peter Weiner, num projeto conjunto da AT&T (Laboratórios Bell), da General Electric (GE) e do MIT (Massachussets Institute of Technology) se juntaram para desenvolver o sistema operacional Multics. Eles pretendiam criar um sistema de tempo compartilhado capaz de comportar centenas de usuários, entretanto, os recursos computacionais disponíveis à época, particularmente os do computadorutilizado, um GE 645, revelaram-se insuficientes para as pretensões do projeto. Outras razões levaram o Multics ao fracasso, uma delas seria a dificuldade de três instituições com objetivos díspares alcançarem uma solução satisfatória para cada uma delas (o MIT fazia pesquisa, AT&T monopolizava os serviços de telefonia americanos e a GE queria vender computadores).
Contudo, em 1969, Thompson começou areescrever o Multics num conceito menor e menos ambicioso, foi onde surgiu o Unics que logo depois viera a ser rebatizado de “Unix”. Um marco importante se deu em 1973, quando com a ajuda de Dennis Ritchie, Thompson reescreveu o Unix empregando agora a linguagem C, algo apontado como um dos principais fatores de sucesso do sistema.
Outro fator que certamente influenciou na popularidade do Unix foiele ter funcionado sob uma licença livre em seus primeiros anos, tendo sido distribuído gratuitamente para universidades e órgãos governamentais dos Estados Unidos. Apenas depois de algum tempo a licença se tornou proprietária.
Desse modo, a maioria dos sistemas criados com base no Unix funciona sob um sistema total ou parcial de código aberto, o que resulto no surgimento de variações diversas dosistema.
Uma dessas variações se chama MINIX, no qual trata-se de um sistema operacional simples, que exige poucos recursos de hardware, criado por Andrew S. Tanenbaum, um professor e escritor de renome dá área da computação. Tanenbaum disponibilizou o MINIX para fins acadêmicos, principalmente para servir de auxílio no ensino de computação. Sua primeira versão foi lançada em 1987, como o intuitoera meramente didático o MINIX foi disponibilizado de maneira gratuita e livre, e também com o seu código-fonte completo. Assim, os estudantes de computação podiam e podem estudá-lo inteiramente para desenvolver suas habilidades ou mesmo para criar projetos derivados. Foi assim que Linus Torvalds entrou nesta história.
2 ENTENDO O QUE É SISTEMA OPERACIONAL
Um sistema operacional é um conjuntode programa cuja função é gerenciar os recursos do sistema fornecendo uma interface para conectar o computador e o usuário.Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS, num processo chamado "bootstrapping", o BIOS procura pelo sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GNU/Linux
  • O que é gnu/linux
  • GNU Linux
  • GNU/Linux diretorios
  • Distribuições GNU/Linux
  • Historia dop gnu/linux
  • Distribuições GNU/LINUX:
  • Artigo sobre debian gnu/linux

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!