gmanaestradas mundial

353 palavras 2 páginas
Universidade Paulista

Marcus Vinícius Moraes

Gymnaestradas mudial

São Paulo
2014

Gymnaestrada Mundial
Evento organizado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), a Gymnaestrada Mundial é um festival internacional de Ginástica Geral que reúne modalidades, tais como: Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e quaisquer outros tipos de manifestações corporais que busquem a harmonia e o prazer pelo movimento.
Este enorme festival não competitivo e sem limitações, do qual participam representantes de todo o mundo, foi criado pelo holandês Jo Sommer, em 1953, atendendo ao preceito de que "os vencedores na Gymnaestrada são todos os seus participantes".
O evento reúne, de quatro em quatro anos, ginastas de todas as faixas etárias que praticam esporte por puro prazer e que buscam o festival como uma forma de intercâmbio de informações e troca de experiências.
O espírito do evento já está presente em seu nome, que faz alusão a duas palavras: Ginástica e Estrada; "Gymna" e "Strada". Em uma tradução ao pé da letra significa "Caminho da Ginástica", o caminho do prazer pelo movimento. Teve sua primeira edição realizada em 1953 e contou com treze sequências.
Por mostrar-se mais interessado pelos festivais de ginástica e pelos benefícios da modalidade do que pelas competições, o até então presidente Nicolas Cupérus, idealizou este evento calcado na filosofia da ginástica geral. Falecido, não chegou a vê-lo realizado, pois só em 1953, o Festival Internacional de Ginástica, inspirado nas Lingiádas, que aconteciam naSuécia, teve sua primeira edição concretizada, em Roterdã.
O objetivo que a Gymnaestrada transmite é, acima de tudo, a união entre os povos. Não consiste na competição ou qualquer outro tipo de disputa. Os atletas que fazem parte da Gymnaestrada têm o objetivo de apenas representar os seus países, pelo prazer de praticar o desporto e de mostrar a sua originalidade, bem como os benefícios da

Relacionados