Globalização e Neoriberalismo

838 palavras 4 páginas
Introdução

GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO
Chama-se de globalização, ou mundialização, o cres­cimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.
O elemento básico desse sistema de mundo é o pro­cesso de globalização da economia, que atinge todo um conjunto de fatores econômicos: a produção, as patentes, as finanças, o comércio e a publicidade. Numa economia mundial integrada, o processo econômico das grandes empresas é pensado em escala global.
A globalização da economia manifesta-se em diferen­tes aspectos das relações.
O Neoliberalismo
É a intervenção do governo de ma­neira indireta na economia, uma vez que não havia a pos­sibilidade de uma disciplina no mercado quando este flu­tuava de acordo com a lei da oferta e da procura.
Os teóricos neoliberais acreditavam que a peça fun­damental da economia de um país era o controle dos pre­ços. Seria necessário que o Estado mantivesse o equilí­brio dos preços através da estabilização financeira e mo­netária, com a adoção de políticas econômicas antinflacio­nárias e cambiais.
A liberdade econômica continuaria a existir, e o go­verno teria a função de combater os excessos da livre concorrência e o controle dos mercados pelos grandes monopólios econômicos.

Globalização e Neoliberalismo

Durante os anos 70 teve início um fenômeno chamado pelos especialistas de Terceira Revolução Industrial. Nesse processo, a informática tornou-se mais popular, além do impulso no que se refere ao desenvolvimento das comunicações e da microeletrônica. Dentro deste panorama, as informações começaram a ser difundidas de forma cada vez mais rápida por meio de redes de computadores, fibra óptica e satélites ao redor do planeta.
Não somente o setor da comunicação progrediu, assim como os transportes. Com isso, empresas multinacionais expandiram-se por vários lugares. Aproveitando-se das condições econômicas que outros países ofereciam, tais como impostos menores e grande

Relacionados

  • Direito do Trabalho
    13109 palavras | 53 páginas