Globalização e Saude

Páginas: 15 (3611 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 02
1. A História da Enfermagem 03
1.1 – A Enfermagem no Brasil 05
2 – A Globalização na Enfermagem 06
2.1 – As formas de organização da Enfermagem ante a Globalização 08
3 – A Globalização na Saúde 11
3.1 – Impactos causados pela Globalização na Saúde: vantagens e desvantagens ............ 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho temo objetivo de esclarecer sobre a globalização na saúde com o foco em Enfermagem, mostrando a sua história desde os nômades primitivos até a contemporaneidade. A globalização é muito falada e escrita, mas pouco tem sido estudado sobre a relação entre o processo e a relação com a população. Estudos apontam que países globalizados tendem a apresentar uma melhoria na economia em geral, porém não háprovas de que o incremento da economia de mercado melhore a qualidade de vida da população ou reduza as desigualdades sociais. O estudo acadêmico destaca as tecnologias de informações que podem ser inseridas na saúde.



A HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

A Enfermagem sempre existiu no passado desde os nômades primitivos que caracterizava a prática do cuidar dos grupos, tendo como base asconcepções evolucionista e teológica. No período arcaico o ser humano aprendeu a cultivar a terra para o seu próprio consumo, quando encontravam áreas férteis paravam de vagar, e com isso, formavam as tribos, onde os homens exerciam a função de patriarca e deixavam as mulheres exercendo a prática do cuidar, em virtude disso elas são as grandes precursoras do atendimento às necessidades de saúde da raçahumana.
A partir da Grécia clássica, surge um período chamado de Mágico-sacerdotal, onde a saúde associa-se a prática religiosa, numa luta de milagres e encantamentos contra demônios causadores dos males do corpo e do espírito. A cura era um jogo entre a natureza e a doença, quando o doente se recuperava, o fato era dito como milagroso. Se morria, era por ser indigno de viver, ou seja, havia totalisenção de responsabilidade do sacerdote nos resultados das ações de saúde. A prática mágico-sacerdotal permaneceu por muitos séculos desenvolvidos nos templos que, a principio, foram santuários e escolas, onde os conceitos primitivos de saúde eram ensinados. Quanto à Enfermagem está relacionada à prática domiciliar de partos e atuação pouco clara de mulheres de classe social elevada quedividiam as atividades nos templos com os sacerdotes. Já no final do século V e principio do século IV a. C., destacou-se a figura de Hipócrates que, influenciado por Sócrates e outros filósofos, dissociaram a arte de curar dos preceitos místicos e sacerdotais, através da utilização do método indutivo, da inspeção e da observação. Hipócrates enfatizou a importância do diagnóstico, do prognóstico e daterapêutica, essa ênfase sobreviveu por muitos séculos. Nessa época não houve características nítidas da prática da Enfermagem, o cuidar dos doentes era tarefa praticada por feiticeiros, sacerdotes e mulheres naturalmente dotadas de aptidão e que possuíam conhecimentos rudimentares sobre ervas e preparo de remédios. No início do período cristão ocorreram fatos notáveis de progresso, mas também deretrocesso. Nessa era houve as grandes epidemias de sífilis, lepra, flagelos que paralisaram a vida política e social, ocorreram também vários terremotos e inundações, reforçando as crendices e as superstições que voltaram a crescer. Foi um período de fervor religioso, muitos leigos, movidos pela fé cristã, voltaram suas vidas para a prática da caridade, assistindo os pobres e enfermos pordeterminação própria. Os concílios religiosos desse tempo, ordenaram que a construção dos hospitais fosse feita ao redor dos mosteiros e igrejas, sob direção religiosa, o que resultou na rápida disseminação dessas instituições. Desse modo, foi definitivamente ligado à prática de saúde aos mosteiros e isso contribui para o enriquecimento da Igreja. O hospital dessa época não é caracterizado como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GLOBALIZACAO E SAUDE
  • Globalização e Saúde
  • Globalização e saúde global
  • Resenha sobre globalização e saúde
  • O impacto da globalização na saúde influenciada pelos apelos da mídia
  • A globalização e a questão do direito à saúde jacob augusto santos portela*
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!