glicídios e lipididos

1671 palavras 7 páginas
GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE EDUCAÇAO CULTURA E DESPORTOS
ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA

GLICIDIOS E LIPIDIOS

BOA VISTA/RR
JUNHO DE 2013

NICOLE
JULIANA
BRENO
GESSICA
CLEILSON

GLICIDIOS E LIPIDIOS

O presente trabalho é apresentado para nota parcial do 2º bimestre sob a orientação da professora: Sandra para a disciplina de biologia, turma: 108.

BOA VISTA/RR
JUNHO DE 2013

Introdução

O presente trabalho é sobre os glicídios e lipídios.
Os lipídios constituem a principal forma de armazenamento de energia no corpo e nos alimentos.
São parte de todas as células e transportam algumas vitaminas no sangue. Cada grama de lipídio fornece nove calorias. Os lipídios, quando ingeridos em excesso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, derrames e câncer e podem levar à obesidade e ao diabetes. Suas fontes podem ser de origem animal (manteiga, carnes, leite, etc.) que tendem a ser saturadas e prejudiciais, ou de origem vegetal (óleo de oliva, milho ou canola), que são, geralmente, insaturadas e mais saudáveis.
Deve-se limitar sua ingestão em aproximadamente vinte e cinco por cento das calorias totais. Sua carência pode causar dificuldade de metabolização das vitaminas A, D, E e K e o seu consumo excessivo pode causar obesidade e problemas cardiovasculares.
Os glicídios fornecem a maior parte da energia necessária para as atividades do corpo humano como pensar, caminhar, executar trabalhos e exercícios físicos. Compõem uma fonte de calorias derivadas de amidos e açúcares que abastecem nossos músculos e cérebro. Devemos consumir sessenta por cento das calorias totais diárias em carboidratos encontrados em frutas, legumes, pães e grãos.
A deficiência no consumo de carboidratos pode causar queima de gorduras e proteínas, desequilibrando o organismo e seu excesso leva a obesidade.

GLICIDIOS

Os glicídios são

Relacionados