glelgelgle

1894 palavras 8 páginas
Relatório sobre ouro preto

No dia 26 de agosto ocorreu algo diferente, a tão esperada viagem para ouro preto. E lá estávamos eu e minha querida turma 12 no ônibus indo rumo ao desconhecido. Nossa primeira parada foi na cidade de congonhas, no santuário do bom Jesus dos matosinhos que é um conjunto arquitetônico formado por uma basílica, um adro comesculturas de Doze Profetas feitas por Aleijadinho, seis capelas com cenas da Paixão de Cristo e a sala dos ex-votos.

Lá foi Possível ver a necessidade de investir na conscientização das pessoas em relação as patrimônio, pois os 12 profetas de alejadinho estavam muito deteriorados por ação natural e pelo vandalismo por parte das pessoas que visitavam o lugar e deixavam nomes e mensagens nas esculturas. Porem agora já há essa preocupação em manter o patrimônio, e esta região e Muito policiada e tem câmeras em vários lugares, para garantir que esses atos não se repitam. Também foi muito interessante notar o ar dramático das esculturas barrocas que esta presente principalmente no olhar e na expressão facial das esculturas.

Em seguida a gente voltou para o ônibus e apenas descemos dele ao chegar na mina da passagem, que é a maior mina ainda em visitação no mundo, com aproximadamente 30 km de túneis e 7200km² . hoje também é um dos maiores pontos de encontro de mergulhadores de caverna.

Ao lado desta mina, havia uma oficina de cantaria. nos fomos ate lá andando e por 20 reais nos pudemos fazer trabalhos em pedra sabão com a ajuda de dois instrutores que nos mostraram detalhadamente as propriedades desta pedra e a importância do trabalho que ali era feito para manter o patrimônio de minas gerais, pois nesta região há muitos trabalhos em pedra decorrentes do arte barroca, e que são restaurados em sua maioria pelo dono desta oficina, pois ele é um dos poucos que ainda fazem o trabalho de cantaria de forma manual no Brasil.

Essa foi a ultima atividade do dia, depois disso a gente voltou

Relacionados