Glandulas mamarias

Páginas: 12 (2924 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
GLÂNDULAS MAMÁRIAS NAS ESPÉCIES DOMÉSTICAS

INTRODUÇÃO
A glândula mamária é considerada uma parte do sistema reprodutor. Corresponde a uma glândula sudorípara modificada que secreta leite para nutrição da prole e, além disso, oferece anticorpos, presentes no primeiro leite secretado após o parto. Com exceção dos monotremados, os mamíferos apresentam tetas, normalmente pares, ligadas àsglândulas mamárias. As tetas estão presentes em ambos os sexos. Exceção para ratos e camundongos cujos machos não dispõe de tetas. E equinos machos onde a sua presença ainda é discutível.

DESENVOLVIMENTO
Origem: surge do espessamento linear bilateral do ectoderma ventrolateral na parede abdominal que formam as “linhas lácteas” ou “cristas mamárias” nas quais se formam os botões mamários que dãoorigem a porção funcional da glândula mamária.

Sistema suspensor da mama
Na fixação da glândula mamária atuam folhetos superficiais e profundos da fáscia superficial do tronco, que constituem o sistema de sustentação da mama. Este é constituído pela lâmina medial elástica interna, das quais, por sua vez, se projetam as lamelas de sustentação no parênquima da glândula.

Fonte: Anatomia dosAnimais Domésticos - Horst Erich König e Hans-Georg Liebich 2ª Edição

Estrutura das glândulas mamárias
Cada complexo mamário compreende uma ou mais unidades mamárias. O corpo mamário é composto de tecido glandular epitelial e tecido conjuntivo intersticial com nervos, e vasos sanguíneos e linfáticos.

Fonte: Anatomia dos Animais Domésticos - Horst Erich König e Hans-Georg Liebich 4ª Edição

Aunidade mamária termina com um sistema de ductos, o qual exibe uma disposição específica de cada espécie e termina na ponta da papila. O sistema de ductos de cada unidade mamária pode ser subdividido nos seguintes segmentos:
- Partes terminais das glândulas: local de produção de leite.
- Ductos lactíferos: sistema de ductos para o transporte de leite.
- Seio lactífero: seio para a coleta deleite.
O tecido glandular se dispõe em lóbulos, os quais compreendem uma grande quantidade de alvéolos, os locais próprios de produção e secreção de leite. Esses alvéolos são revestido por um epitélio cuboide de camada simples e separam-se uns dos outros por meio de septos intersticiais que conduzem nervos e vasos sanguíneos. Vários lóbulos são envolvidos por septos intersticiais mais espessos paraformar lóbulos mamários.
O leite escoa para um ducto intralobular que se une a outros para formar um ducto interlobular maior. Os ductos interlobulares levam a um sistema de ductos lactíferos cuja função final é transportar o leite para o seio lactífero. Cada ducto lactífero é responsável pelo escoamento de um lobo mamário, enquanto cada ducto intralobular drena um lóbulo.
O seio lactífero seprolonga até a papila e é dividido de forma incompleta em parte glandular e parte papilar por constrição. A parte papilar do seio possui várias câmaras e diâmetro largo. A transição entre a parte glandular e a parte papilar é demarcada por uma prega mucosa que contém um plexo venoso, o qual precisa ser levado em consideração ao se amputar uma papila para evitar perda excessiva de sangue. O seiopapilar é contínuo como ducto papilar ou canal papilar, que se abre na ponta da papila onde o orifício é cercado por um músculo esfincter liso.

Fonte: Anatomia dos Animais Domésticos - Horst Erich König e Hans-Georg Liebich 4ª Edição

Vascularização
As glândulas mamárias recebem irrigação sanguínea dos vasos sanguíneos superficiais da parede ventral do corpo.

Fonte: Anatomia dos AnimaisDomésticos - Horst Erich König e Hans-Georg Liebich 4ª Edição
Artérias
Os complexos mamários torácico e abdominal cranial são irrigados pelos ramos mamários da artéria epigástrica superficial cranial, um ramo perfurador da artéria torácica interna. Ramos intercostais ventrais segmentares da artéria torácica também podem conduzir sangue para as glândulas torácicas.
Os complexos mamários inguinais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GLÂNDULAS MAMÁRIAS
  • glandula mamária
  • Glandulas mamarias
  • glandula mamária
  • Glândula mamária
  • a glândula mamaria
  • Glândula mamaria
  • Glândulas Mamárias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!