GJDXHDHNGFDSGFSD

629 palavras 3 páginas
NEODARWINISMO- TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO

O QUE É O NEODARWINISMO?
A Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética. A mais importante contribuição individual da Genética, extraída dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herança por meio da mistura de sangue pelo conceito de herança por meio de partículas: os genes.
Esta teoria baseia-se em quatro processos básicos da evolução: mutação, recombinação, genética, seleção natural, isolamento reprodutivo.
Os três primeiros são responsáveis pelas fontes da variabilidade; os dois últimos orientam as variações em canais adaptativos. Pontos básicos da teoria moderna:
a) As variações de uma espécie dependem de mutações.
b) As mutações ocorrem ao acaso.
c) A luta pela vida dá-se entre os indivíduos e o meio ambiente.
d) Da luta pela vida, resulta a seleção natural dos mais aptos ou adaptados às condições do meio.
e) O isolamento geográfico ou sexual impede que as características do tipo novo misturem-se com as características do tipo primitivo.

NO QUE SE BASEIA A TEORIA DO NEODARWINISMO? O neodarwinismo baseia-se na teoria proposta por Darwin e reconhece como principais fatores evolutivos a mutação, a recombinação gênica e a seleção natural. Na verdade, o neodarwinismo é uma complementação da teoria de Darwin em relação às fontes de variabilidade das populações, possibilitando a partir de 1910 com o desenvolvimento da Genética e o conhecimento do material hereditário (ácidos nucléicos). O neodarwinismo está baseado nas mesmas idéias do darwinismo.

QUEM É O CRIADOR DA TEORIA DO NEODARWINISMO? O termo 'neodarwinismo' se refere a duas derivações da teoria de Darwin e Wallace que surgiram após sua morte. A primeira delas foi a versão defendida por Alfred Russell Wallace e August Weismann, ainda no século XIX,

Relacionados