Gineco obstreticia

489 palavras 2 páginas
Ginecologia e obstetrícia é o nome de uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil. Em Portugal, esta especialidade é conhecida como Obstetrícia e ginecologia.
Formação no Brasil
No Brasil para o médico receber o título de especialista em ginecologia e obstetrícia é necessário participar do programa de residência médica na área com duração de 3 anos. Alternativamente pode-se prestar concurso promovido pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Um convênio entre a AMB, CFM e CNRM reconhece as seguintes áreas de atuação (sub-especialidades) para os ginecologistas obstetras: * Densitometria óssea (Concurso pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem) * Endoscopia ginecológica (Concurso pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia) * Mamografia (Concurso através de um convênio entre o CBR, FEBRASGO e Sociedade Brasileira de Mastologia) * Medicina fetal (Concurso pela FEBRASGO) * Reprodução humana (Concurso pela FEBRASGO) * Sexologia (Concurso pela FEBRASGO) * Ultra-sonografia em Ginecologia e Obstetrícia (Concurso pelo CBR e FEBRASGO)

Fisioterapia em Ginecologia, Obstetricia.
A Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia, apesar de pouco conhecida, é uma especialidade de grande importância no atendimento de gestantes, pacientes com incontinência urinária, pacientes mastectomizados (retirada da mama), entre outros.

A gestação é um momento importante na vida da mulher, e nessa fase pode ser beneficiada com o atendimento pré e pós-parto, no sentido de tratar alguma alteração comum durante a gravidez ou prevenir qualquer disfunção inerente à sua condição. Após o parto, objetiva-se auxiliar a mãe através de normas higiênicas, deambulação, exercícios fisioterapêuticos, cuidados com as mamas, incentivo ao aleitamento materno, orientações posturais, funções intestinais e miccionais, vida sexual, retorno às atividades

Relacionados

  • Monografia Completa
    36826 palavras | 148 páginas