Ginastica Artistica

Páginas: 10 (2492 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
APOSTILA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
Vídeos de ginástica artística escolar
http://www.youtube.com/watch?v=APXzlbW6vO8
http://www.youtube.com/watch?v=bjsZJp9bT2A

"A Ginástica é um esporte tanto emocionante quanto belo, que não requer somente coragem de seus adeptos como também graça e domínio do corpo."
Frase retirada do livro "O Prazer da Ginástica".
A Ginástica Olímpica é um conjunto deexercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. O termo ginástica origina-se do grego gymnádzein, que significa "treinar" e, em sentido literal, "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios.
História
Foi na Grécia que a ginástica alcançou um lugar de destaque na sociedade, tornando-se umaatividade de fundamental importância no desenvolvimento cultural do indivíduo. Exercícios físicos era motivo de competição entre os gregos, prática que caiu em desuso com o domínio dos romanos, mais afeitos aos espetáculos mortais entre homens e feras. Durante a sangrenta Idade Média, houve um desinteresse total pela ginástica como competição e o seu aproveitamento esportivo ressurgiram na Europa apenasno início do século XVIII. Foram então criadas à escola alemã (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e sueca (à base de aparelhos). Elas influenciaram o desenvolvimento do esporte, em especial o sistema de exercícios físicos idealizado por Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852), o Turnkunst, matriz essencial da ginástica olímpica hoje praticada.
Modalidades
A ginástica olímpica baseia-sena evolução técnica de diversos exercícios físicos. Para os homens, as provas são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo (com fundo musical), salto sobre cavalo (de 1,10 m de altura, na horizontal), barras assimétricas (de 2,30 m e 1,50 m de altura), e trave de equilíbrio (de 10 cm de largura e 5 metros decomprimento).
Julgamento e Pontuação
Os exercícios de cada ginasta são julgados e pontuados por um júri. Existem os elementos obrigatórios em cada aparelho, que todos os ginastas devem praticar ou perderão pontos. O ginasta deve acrescentar outros elementos para obter pontos extras. Todos os exercícios têm um valor inicial, que para os homens é 8.6 e para as mulheres 9.0. Isto quer dizer que se oginasta não acrescentar elementos que valem bônus, seu exercício poderá obter no máximo essas notas, mesmo que sejam executados perfeitamente. O valor de cada elemento e os movimentos obrigatórios de cada aparelho está no "Código de Pontos" desenvolvido pela FIG. Este código muda a cada quatro anos, após as Olimpíadas, tornando-se mais elaborado. Os juízes procuram erros de postura, de execução,dentre outros, para deduzir do valor inicial do atleta.

GINÁSTICA OLÍMPICA MASCULINA
Os homens competem em seis aparelhos - salto sobre o cavalo, barras paralelas, cavalo com alças, barra fixa, solo e argolas. A nota inicial das séries masculinas é 8.6. Para atingir a nota máxima de partida - 10 pontos - os ginastas devem executar, além dos movimentos obrigatórios, elementos extras quebonificam suas rotinas.
I - SOLO
O exercício de solo para homens dura entre 50 e 70 segundos e ao contrário do feminino não é acompanhado de música.
II - CAVALO COM ALÇAS
Está a 1,05 metros do solo e tem 1,60 metros de comprimento. O ginasta deve executar movimentos contínuos de círculos e tesouras. Somente as mãos devem tocar o aparelho.
III - ARGOLAS
Estão a 2,55 metros do solo. Durante aapresentação o ginasta deve ficar pelo menos dois segundos parado numa posição vertical ou horizontal em relação ao solo. As argolas devem sempre permanecer paradas.
IV - SALTO SOBRE CAVALO
O cavalo está a 1,35 metros do solo. O ginasta deve comunicar aos árbitros qual salto irá realizar para que se possa atribuir à nota de partida.
V - BARRAS PARALELAS
Estão a 1,75 metros do solo. Durante a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ginastica artistica
  • ginastica artistica
  • Ginastica Artistica
  • Ginástica Artística
  • Ginastica artistica
  • Ginastica artística
  • Ginástica artistica
  • ginastica artistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!