Gilberto

Páginas: 23 (5509 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
 De Gilberto Freyre a Peter Cohen

Lilian de Lucca Torres

PALAVRAS-CHAVE: cultura, eugenia, mestiçagem, raça.
RESUMO
No final do século XIX, o Brasil era visto como um grande laboratório para estudos raciais. Essa visão de um país de raças híbridas, além de ser divulgada por inúmeros viajantes estrangeiros, encontrava acolhida entre os cientistas nacionais, que secongregavam nos diversos centros de ensino e pesquisa aqui existentes: os institutos históricos e geográficos, os museus etnográficos, as faculdades de direito e de medicina. Adotando modelos do determinismo racial, coube a vários intelectuais brasileiros o papel de difundir um extremo pessimismo no que tange ao futuro de nossa nação mestiça. Em 1933, Gilberto Freyre publica Casa-grande & senzala, livro queveio alterar profundamente as noções sobre mestiçagem vigentes em nosso país. Este artigo parte do documentário sobre eugenia Homo sapiens 1900, do cineasta sueco Peter Cohen, e examina as proposições de Gilberto Freyre para o Brasil.

ABSTRACT
In the late nineteenth century, Brazil was seen as a huge laboratory for racial experimentation. This view of a country of hybrid races, constructedby countless foreign visitors, was also accepted by the Brazilian scientists working in various teaching and research centers: historical and geographical institutes, museums of ethnography, law and medicine schools. It was these intellectuals, believers in models of racial determinism, who popularized an extremely pessimistic view of the future of this nation made by miscegenation. In 1933,Gilberto Freyre wrote Casa-grande & senzala, a new important view about our country. From Peter Cohen’s documentary, Homo sapiens 1900, to Gilberto Freyre’s book, this article analyses Gilberto Freyre’s propositions to Brazil.


Homo sapiens 1900 (1998) é o segundo documentário de Peter Cohen - diretor sueco - lançado no Brasil. Seu tema: eugenia. Em documentário anterior, Arquiteturada destruição (1989), Cohen discutiu a aspiração de Hitler de colocar a arte a serviço da representação dos ideais de pureza racial que ele ansiava para o povo alemão. Na Alemanha dos anos 30, classificava-se de arte degenerada o que não estivesse pautado pelos padrões estéticos da Antigüidade e do Renascimento, o que significou quase toda a arte moderna, em especial o Expressionismo e o Cubismo.Fazendo da arte um dos principais canais de comunicação do Estado, Hitler chegou a comprar uma cópia romana do original grego do Discóbolo para divulgá-la como símbolo dos valores e princípios artísticos que, a partir de então, deveriam ser perseguidos. Nas exposições de arte degenerada, fotografias de deficientes físicos e mentais, retiradas de compêndios médicos e reproduzidas em painéis, eramcolocadas lado a lado com obras de artistas modernos como comprovação “científica” do “desequilíbrio” de que eram produto. Legitimavam-se, no campo da arte e da cultura, as idéias eugênicas que visavam combater o inferior e o doente na sociedade.

A palavra eugenia (do grego eu-, ‘bem’, ‘bom’, e -genéia, ‘evolução’, ‘origem’, ‘raça’) significa “boa linhagem”. A ciência da eugenia, conhecidacomo “ciência da boa geração”, foi desenvolvida por Francis Galton (1822-1911), na Inglaterra, sob influência da leitura do livro A origem das espécies (1859) de autoria de seu primo, Charles Darwin. Acreditando serem as capacidades humanas resultantes muito mais da hereditariedade do que da educação, Galton propôs a procriação consciente através da união entre indivíduos “bem dotadosbiologicamente” como forma de aperfeiçoamento social. A idéia de que a família e a sociedade podiam ser cultivadas como um “jardim”, do qual “ervas daninhas” deviam ser eliminadas em benefício de “plantas úteis”, era uma metáfora de suas proposições. A eugenia pretendia oferecer uma seleção eficiente e rápida: o que a natureza levava gerações para realizar, a ciência poderia obter criteriosamente através do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gilberto
  • Gilberto
  • Gilberto freyre
  • astrud gilberto
  • Gilberto Rossa
  • Rt Gilberto
  • GILBERTO SANTO
  • Gilberto freyre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!