gilberto freyre

Páginas: 6 (1308 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
O 1º capítulo denominado “Características Gerais da Colonização Portuguesa no Brasil: Formação de uma Sociedade Agrária, Escravocrata e Híbrida”, Freyre busca em estudo acerca dos fatores que permitiram a colonização portuguesa no Brasil e para realizar tal análise, utilizou dois métodos científicos: um que é o método comparativo, pois, em todo capítulo é percebível sua utilização, aqui Freyrecompara portugueses com ingleses, as colonizações, as capitanias hereditárias do Sudeste com o Nordeste; e o segundo método que é o histórico, onde para entender a sociedade na sua atualidade ele recria todo o período colonial brasileiro e também o de Portugal do século XV.
Freyre demonstra que o contato entre portugueses e mouros na idade média, forma de extrema importância para que osportugueses pudessem realizar a colonização. Após séculos de lutas, os portugueses assimilaram características culturais dos Mouros.
Diferentemente de ouros povos europeus (de origem nórdica), o português, teve grande facilidade para se adaptar ao clima tropical. Logo, se o clima não era problema, os portugueses enfrentavam grandes outros problemas devido a irregularidade dos rios e as pragas agrícolas.Nas palavra de Freyre, “Tudo era desequilíbrio” ou seja, grandes excessos e grandes deficiências.
Em relação aos índios, os colonizadores formaram um forte hibridismo. Cabe destacar, que a cena das índias nuas causava grande excitação nos portugueses visto que, as índias eram muito parecidas com a “Moura Encantada” que segundo o autor, era uma mulher morena e de olhos pretos sempre penteando oscabelos e se banhando nos rios. Tal encanto fez crescer uma nova geração formada por mestiços, ajudando assim, a ocupação do Brasil colônia. É mister enfatizar, que Portugal não detinha contingentes populacional para ocupar o Brasil.
A falta de alimento e o problema da nutrição foi outro ponto crucial trabalhado por Freyre pois, o problema da nutrição marcará a sociedade colonial, onde a falta dealimento se dava devido a monocultura da cana de açúcar. Para Freyre, a ganância impedia o desenvolvimento de outras plantações e criação de animais. Outro dado marcante são as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a sífilis.
Logo, com o primeiro capítulo, Freyre nos mostra que a construção do Brasil enquanto nação se deu por bases em antagonismos.
ENFIAR AQUI O CAP 2 QUE ESTÁFALTANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O capítulo 3 tem como tema “O Colonizador Português: Antecedentes e Predisposições”. A marca do colonizador português é a do contemporizador. Não há ideias absolutas muito menos preconceito se parece em alguns momentos ao espanhol e em outros ao inglês. Tem-se aqui a dualidade entre Europa e África; o português que traficou os escravos da África de forma cruel foi capazde miscigenar-se até amorosamente com os seus escravos.
As principais características do português é ser muito orgulhoso e ao mesmo tempo muito simples, em casa andavam maltrapilhos enquanto nas ruas usavam suas melhores roupas.
O ódio aos Mouros era outra marca dos portugueses visto que, o principal motivo para a união dos portugueses foi à guerra contra o paganismo.
Em Portugal, a IgrejaCatólica detinha imenso poder, enquanto no Brasil, o poder era concentrado nas mãos dos senhores de engenho. Por esse motivo, houve problemas entre senhores de engenho e jesuítas, porém, a religiosidade sempre esteve presente na vida de ambos. Cabe ressaltar, que em toda casa grande continha uma capela.
Freyre fala de muitos paulistas com feições de Mouros, estes eram tidos como ótimostrabalhadores e foram mandados ao Brasil. Para Freyre, o amor humano e às divindades são características herdadas dos Mouros. Já os cristãos novos, eram vistos como antipáticos uma vez que, davam menores preços aos seus pares criando rixas. Contraditoriamente, foi a riqueza dos Judeus o pilar para o crescimento imperialista português.
Dessa forma, como se pode perceber, tal capítulo repete muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gilberto freyre
  • gilberto Freyre
  • Gilberto Freyre
  • Gilberto freyre
  • Gilberto freyre
  • Gilberto freyre
  • Gilberto Freyre
  • Gilberto freyre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!