Gil Vicente vida e obra

Páginas: 7 (1522 palavras) Publicado: 14 de maio de 2015
Gil Vicente
Weslla: Gil Vicente é considerado o primeiro grande dramaturgo português. Alguns identificam-no com ourives, autor da Custódia de Belém, com o mestre de retórica do rei Dom Manuel.
Sabe-se que Gil Vicente não se limitou a escrever peças de teatro, era também músico, actor e encenador. É considerado, de uma forma geral, o pai do teatro português, ou mesmo do teatro ibérico, visto queescrevia em castelhano.
Considerado o principal representante da literatura, a sua escrita influenciou a cultura popular portuguesa.

Gil Vicente foi considerado um autor de transição entre a Idade Média e o Renascimento. A estrutura das suas peças e muitos dos temas tratados foram desenvolvidos a partir do teatro medieval, defendendo, por exemplo, valores religiosos. No entanto, alguns apontamjá para uma concepção humanista, assumindo posições críticas

Foi em 7 de junho de 1502 que Gil Vicente apresentou, na câmara de Dona Maria de Castela, esposa deDom Manuel, o Venturoso, em comemoração ao nascimento de D. João III, o Auto da visitação,também chamado de Monólogo do vaqueiro, em que um simples homem do campo expressa sua alegria pelo nascimento do herdeiro, desejando-lhe felicidades..Escrita em castelhano, à moda de Juan del Encina, essa constitui a peça inaugural do teatro português. Antes de Gil Vicente o que havia eram os momos, os arremedillhos e os entremezes, todos quadros ou esquetes de caráter anedótico, e, ain­da as encenações religiosas, bíblicas ou litúrgicas. Tudo muito rudimentar, muito singelo, sem que se possa encontrar, aí, uma verdadeira intenção teatral.Daniel: Como o Auto da visitação tivesse impressionado os reis e a corte, lhe é solicitado que recite, novamente, a peça no Natal. Em vez de o fazer, Gil Vicente apresenta em seu lugar o Auto pastoril castelhano, dando início a uma vasta produção, dentro do teatro popular, onde atua por mais de trinta anos, até 1536, quando é representada Floresta de enganos. Nesse período, teria sido uma espécie deorganizador dos espetáculos e festas palacianas.
Depois dessa data, novamente mergulha-se no mistério: não há mais notícias suas. Sabe-se, apenas, que preparava uma edição de sua obra quando faleceu.
Gil Vicente escreveu quarenta e seis peças entre satíricas, medievais, modernas, comédias e farsas como:Auto da alma, Auto da barca do inferno, Farsa de Inês Pereira, Quem tem farelos?, Auto da fé,Auto da Lusitânia, Auto da alma, entre outros. Alguns de seus autos foram publicados, à época, em folhetos de cordel que depois foram reeditados.
Algumas dessas edições – entre elas o Auto da Barca do Inferno – foram proibidas pela Inquisição. Foi em 1562 que Luís Vicente, seu filho, publicou a Copilaçam de todalas peças de Gil Vicente. Ainda que incompleta e com alterações em vários textos, essacompilação foi protegida pela viúva de D. João III.
Caracteristicas
Tawany : Gil Vicente não remonta à Antigüidade clássica, opção estética do Renascimento, mas também não faz seu texto portador do nacionalismo ufanista do seu tempo. Por outro lado, se tem as suas fontes em valores tradicionais dispersos legados pela Idade Média, como afirma António José Saraiva, não dei­xa de participar – quer noselementos estéticos, quer nos elementos ideológicos – de uma incipiente atmosfera humanista e renascentista. Quer dizer, ao lado de algumas características tipicamente medievais como a religiosidade, o uso de alegorias, o uso de redondilhas, a não-obediência às três unidades do teatro clássico, percebem-se características humanistas, tais como a presença de figuras mitológicas, a condenação àperseguição aos judeus e cristãos-novos (de acordo com a política de assimilação tolerante de D. Manuel) e a crítica social. Retratou a sociedade portuguesa do séc. XVI com uma capacidade muito apurada ao observar e traçar o perfil das personagens. Considerado um dos mais importantes autores satíricos da língua portuguesa, usa uma quantidade de personagens extraídos do fantasma social português...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vida e obra de gil vicente
  • Gil Vicente Vida e Obra
  • vida e obra de Gil vicente
  • Vida e Obra de Gil Vicente e Ariano Suassuna
  • Gil Vicente Obras
  • A vida de Gil Vicente
  • Gil vicente, biografia e principais obras
  • A alegorização da obra "o auto da barca do inferno" de gil vicente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!