ghinecomastyah

2256 palavras 10 páginas
1 REFERENCIAL TEÓRICO

1.2 CONCEITO

A Ginecomastia (GM) do latim Gyneco (feminino) e Mastia (mama), é um distúrbio benigno comum entre adolescentes descrito pelo aumento da mama masculina, seja fisiológico ou patológicamente se define no aumento do tecido glandular mamário masculino e a deposição da gordura local, deixando-o com aparência feminina, difere-se também do aumento da mama em decorrencia da obesidade (LOPES et al, 2012).

1.2 ETIOLOGIA

Estudos indicam que a causa da Ginecomastia, pode ser tanto genética, quanto provocada pelo desequilíbrio entre o hormônio estradiol ou algum conflito entre andrógenos e estrógenos, com a testosterona. Outra explicação para o distúrbio é a ação da enzima aromatase, que quando elevada provoca a ginecomanstia, ou por questões ambientais, sendo esta teoria provada em 1981 quando foram analisados um grupo de haitianos refugiados nos Estados Unidos que desenvolveram GM após um intenso contato com spray de fenotrina, um multi-inseticida que ficou considerado como o causador dos distúrbios. A Ginecomastia é uma doença multifatorial, não tendo um único motivo para desencadeá-la é necessário que o portador faça uma serie de exames capazes de identificar a origem da mesma. ( CORREA, DORNELAS, GONÇALVES, MACHADO e CARVALHO, 2010).

1.3 EPIDEMIOLOGIA

A Ginecomastia é comum na adolescência, tem inicio geralmente durante a puberdade, atinge em vários casos homens com idade entre doze e quinze anos, em algumas pessoas a ginecomastia diminui no período de dezoito meses, em outros é necessário a cirurgia plastica. Cerca de 25% dos portadores, possuem a chamada Ginecomastia Fisiologica, idiopática cerca de 25%, em decorrência do uso de drogas até 20%, os outros fatores foram: cirrose com 8%, hipogonadismo primário 8%, tumores testiculares 3%, hipertireoidismo 1,5% e doença renal 1%. Nos idosos a surgimento ou aumento da GM é decorrente de alguns medicamentos. A ginecomastia neonatal, ocorre em até 60% em uma base temporária

Relacionados