ghihjghjgh

700 palavras 3 páginas
Sobre governamentalidade
- Foucault usa esse conceito para abordar o problema do Estado e da população.
- Por que abordar o Estado e a população a partir dessa noção de governamentalidade?
- O objetivo de Foucault é passar por fora da instituição para substituí-la pelo ponto de vista global da tecnologia do poder. Um método que passa por trás da instituição a fim de encontrar nela uma tecnologia do poder.
- Em segundo lugar, a segunda passagem ao exterior seria por função, ou seja, substituir o ponto de vista interno da função pelo externo de estratégias e táticas.
- A terceira passagem ao exterior é em relação ao objeto. De tentar compreender o movimento pelo qual se constituía, através de certas tecnologias, um campo de verdade com objetos do saber. (Aqui seria o caso de trocar o objeto pela coisa. A loucura é uma coisa, mas não quer dizer que ela exista).
- Ou seja, o ponto de vista adotado nestes três métodos buscava destacar as relações de poder das instituições, a fim de analisá-las sob o prisma das tecnologias, destacá-las também da função, para retomá-las numa análise estratégica e destacá-las do privilégio e objeto, a fim de procurar ressituá-las do ponto de vista da constituição dos campos, domínios e objetos de saber.
- A palavra governar abriga significados diversos, desde o início do século XII, XIV e XV. Antes de adquirir seu sentido político a partir do século XV, governar abrangia um vasto domínio semântico, que refere-se, sobretudo, ao controle que se pode exercer sobre si e seu corpo, sobre os outros. Refere-se a um comércio, a um processo circular ou de troca.
- Importante lembrar que em todos os sentidos quem é governado são sempre as pessoas, homens, indivíduos e coletividade. Os homens é que são governador, não a cidade.
- Ideia de um governo dos homens é uma ideia que deve ser buscada no Oriente: sob a forma de um poder pastoral e depois sob a forma de direção da consciência, das almas.
- O pastorado é um tipo de relação fundamental

Relacionados