ggijknknkn

301 palavras 2 páginas
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!

A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.

R: Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, é o conhecimento adquirido pelas experiências vividas. Já o pensamento científico é o conhecimento provado e comprovado em laboratório através de experiências práticas. Um exemplo é a manga e o leite: na época da escravidão no Brasil, muitos escravos se alimentavam de mangas durante o dia, e tinham como tarefa ordenar as vacas. O leite naquela época tinha um valor considerável no comércio, então os Senhores falavam que manga com leite fazia mal e poderia até matar, só para os escravos não beberem o leite ordenhado escondido. Outro exemplo é o chá de boldo. Quando alguém reclama de dores no fígado e a vó ou o vô prepara um chá de boldo alegando que a dor vai passar, sendo que não há comprovação cientifica.

Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza nada se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade. (x)
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
e) Generalidade e objetividade.

Relacionados