gfhfgx

523 palavras 3 páginas
Os circuitos formados pela associação em série de um resistor com um capacitor ou um resistor com um indutor podem ser estudados no regime transitório ou no regime permanente. A operação no regime transitório é aquela em que a associação desses elementos de circuito é excitada por uma fonte de tensão ou então por uma fonte de corrente não repetitiva ou cujo intervalo de repetição seja muito longo quando comparado com as constantes de tempo do circuito. O comportamento transitório decorre do ato de ligar ou desligar as fontes e corresponde a um intervalo de tempo em que as tensões e as correntes levam para se adequar às novas condições de excitação do circuito.

CIRCUITO RC EM REGIME PERMANENTE
Nosso objetivo agora é mostrar e medir a diferença de fase entre a tensão e a corrente em um circuito RC em regime estacionário ou permanente (excitação e resposta senoidais) em função da freqüência. Utilizaremos uma medida direta da diferença de fase entre duas senóides na tela. Essa medida só pode ser realizada porque dispomos de um osciloscópio de dois canais.

Desejamos medir a diferença de fase entre a tensão da fonte VF (t) e a corrente i(t) tomando a referência na corrente, ou seja, a tensão é que estará defasada.
O osciloscópio não mede corrente, só mede tensão, de forma que não podemos visualizar diretamente a corrente. Contudo, sabemos que num resistor a corrente é proporcional á tensão e estão em fase; então, se observarmos a tensão VR(t) no resistor, estaremos, no fundo, observando a corrente, a menos de uma constante multiplicativa (a resistência R).

Quando fazemos análises em corrente alternada, o interessante é não pensarmos em carga e descarga do capacitor. Na verdade devemos pensar que o capacitor causará um adiantamento no sinal da corrente do circuito com relação ao sinal da fonte de alimentação. Em outras palavras, se olharmos esses sinais num osciloscópio, veremos que o sinal da corrente passa pelo zero antes do

Relacionados