gfghtyhnrty

1588 palavras 7 páginas
- o tempo verbal deve ser padronizado num texto. Uma vez passado, sempre passado
“pipetamos” etc preferir “no experimento realizado.....” , “os resultados obtidos....”
Observações gerais: - tente usar a terceira pessoa e evitar “no nosso experimento”, “meus resultados” - defina os itens do seu relatório com clareza. Agrupe assuntos semelhantes e separe assuntos não relacionados. Use subitens para organizar melhor os assuntos; - sempre procure numerar os itens para facilitar o acompanhamento da hierarquia dos itens (se a hierarquia for importante, evite marcadores); - use termos técnicos;

- respeite a grafia corretas de nomes científicos;

- padronize a formatação: tamanhos e tipos de letras, tanto no texto quanto nos títulos; procure usar parágrafos alinhados pelas duas margens (esquerda e direita); mantenha sempre a mesma quantidade de espaços entre parágrafos e títulos, etc; - não enfeite demais seu relatório. Ele é um texto técnico e deve ter aspecto profissional. É bom ter uma capa com: Nome da Instituição, nome da disciplina, título da prática (ou práticas), integrantes do grupo e turma.

1. Introdução

Um ou dois parágrafos rápidos para contextualizar o assunto de que tratou a prática e do qual tratará o relatório. Não é propriamente um resumo, mas uma introdução ao assunto. Apenas informações relevantes ao trabalho devem ser apresentadas!

2. Objetivo

Descrição do objetivo da prática. Pode haver mais de um objetivo, um mais geral e outro(s) específicos(s). Normalmente os objetivos são apresentados como ações “obter”, “extrair”, “observar”, “analisar”, “caracterizar” etc

extrair a cafeína”
Exemplo: Objetivo geral: “Apresentar diferentes técnicas de extração com solventes para se Objetivo específico: “Extrair a cafeína do café e das folhas de chá”.

3. Material e Métodos

Descrição do material (é material mesmo e não materiais) e dos procedimentos (que são os métodos) utilizados na aula. Pode estar subdividido em itens como:

Relacionados