gfgfgsdsfd

1637 palavras 7 páginas
INTRODUÇAO

Doenças ectoparasitárias, como a pediculose, a tungíase, são muito comuns em comunidades carentes no Brasil. É frequente a presença de infestação severa e consequentes complicações. Apesar disso, programas de controle para estas doenças são quase inexistentes, e as mesmas estão comumente sendo negligenciadas tanto pelos profissionais e autoridades de saúde quanto pela população afetada. Como consequência, o controle de ectoparasitas em populações carentes tem sido raramente debatido no Brasil e em outros países onde doenças parasitárias são comuns.
Estima-se que até dois terços da população de favelas de grandes cidades e de comunidades carentes rurais afetados por pelo menos uma ectoparasitose, mais comumente pelo piolho e pela pulha Tunga Penetrans (‘’ bicho-de-pé’’)

A Tungíase é uma ectoparasitose causada pela Tunga penetrans, vulgarmente conhecida no brasil como bicho-de-pé, associada à pobreza, ocorre principalmente, em comunidades carentes e sem saneamento básico e em indivíduos que visitam áreas contaminadas. O local mais comum de penetração do ectoparasita é a região periunguela dos pés. A femea grávida penetra na pele do hospedeiro (os principais são o homem e o suíno) e começa a se alimentar do sangue deste. Por conseguinte, há o desenvolvimento dos ovos e posteriormente a eliminação dos mesmos no solo. A femea fertilizada usualmente parasita a epiderme de membros do homem, espaços interdigitais, canto das unhas, coxins palmares e plantares. Morfologicamente, tunga penetrans e a menor das pulgas conhecidas, pois o adulto, femea ou macho, antes da cúpula mede cerca de 1mm de comprimento. A cabeça tem uma fronte terminando em uma ponta aguda, com mandíbulas largas e serrilhadas.

Entre os artrópodes ectoparasitas permanentes do homem encontra-se o piolho da cabeça, de pediculus humanus, inseto estenoxenico, de hábitos hematófagos, que desenvolve todo o seu ciclo de vida sobre o hospedeiro, alimenta-se do sangue das pessoas e se

Relacionados