gfdrfvnh

381 palavras 2 páginas
Trabalho de conclusão da disciplina:
CURRÍCULOS E PROGRAMAS

Tema: Alfabetização de alunos com deficiência visual .
Objetivo: A alfabetização de crianças é para que tenham acesso a leitura e escrita como lhes é de direito.
Disciplina: Língua Portuguesa.
Faixa etária: Na alfabetização, cada criança tem o seu próprio ritmo, leitura e escrita podem começar tanto aos 4 quanto aos 7 anos e finalizam a alfabetização ao saírem do ensino fundamental com 14 anos .
Metodologia: A metodologia difere para cada caso, mas basicamente é o desenvolvimento tátil, posições dos pontos e sequência dos seis pontos para a escrita Braille. Esta metodologia é para o trabalho técnico, mas na escola é reforçado por nós a metodologia adotada pelo professor para a alfabetização.
Recursos Didáticos: É indispensável que os recursos didáticos possuam estímulos visuais e táteis que atendam às diferentes condições visuais. O material deve apresentar cores contrastantes, texturas e tamanhos adequados para que se torne útil e significativo. Os recursos que são indispensáveis no processo ensino aprendizagem do aluno cego ou de baixa visão, são os seguintes: regletes, punção, células Braille, sorobã, máquina de escrever em Braille, material impresso em Braille, gravador, bengala, bola com guizo, tronco humano desmontável, lupas, mapas em relevo. Além de outros materiais que são os mesmos utilizados com crianças videntes, só que adaptados
Adaptação: A confecção de recursos didáticos para alunos cegos deve se basear em alguns critérios muito importantes para a eficiência de sua utilização – Fidelidade da representação que deve ser tão exata quanto possível em relação ao modelo original. Além disso, deve ser atraente para a visão e agradável ao tato.
Avaliação: o processo avaliativo deve ser feito por acompanhamento da evolução do aluno e atividades.
Desde muito cedo a criança cega se depara com sérios obstáculos nas etapas evolutivas do seu desenvolvimento assim para facilitar o

Relacionados