Alfred Marshall E A Escola Neocl Ssica

1342 palavras 6 páginas
ECONOMIA MONETÁRIA
Não existe escola separada da economia monetária, embora algumas escolas econômicas enfatizem o fenômeno mais que outras.
A economia monetária é onde o governo pratica sua política monetária. Pois esta é um instrumento de grande importância que os governos utilizam para conter a inflação. A partir deste modelo é possível o estudo a demanda, a oferta de demanda e seus efeitos na economia real.
John Gustav Knut Wicksell (1851-1926) foi um dos pensadores que deu imensuráveis contribuições para a economia monetária. Para ele, o tratamento dado a moeda residia na teoria quantitativa, segundo a qual a moeda é neutra e as flutuações de preço soam de forma a ser influenciada pelo estoque da mesma.
Quando o autor se propõe analisar as alterações no nível do preço, no sentido que eles aumentavam e caíam coletivamente, ele percebe que haviam dois tipos de taxas: as nominais e naturais ou as bancárias. E acrescenta dizendo que a taxa nominal ou natural depende da oferta e da demanda do capital que ainda não foi investido e, esta interação é quem determina a taxa de juros natural. Vale salientar que esta aplica-se somente ao crédito entre os indivíduos. Posteriormente, traz duas analises muito interessantes, primeiramente se a taxa bancaria fosse menor que a taxa natural a poupança seria desestimulada, pois faria com que as pessoas buscassem mais por bens de consumo e serviço. ou seja, "a medida que os investimentos aumentassem, mais aumentaria a renda acumulada dos trabalhadores, donos de terras, proprietários de matérias-primas e assim por diante" (pág. 301).
Segundo, contraditoriamente, se a taxa bancaria fosse maior que a taxa natural, os investimentos cairiam tendo em vista do aumento de aplicação de maiores recursos na poupança. Isso geraria uma grande deflação, tendo em vista os consumidores reduziriam seus gastos atuais e conseqüentemente haveria quedas nos preços dos bens de consumo e serviços.
Desta forma, Wicksell, concentrou sua atenção nas

Relacionados

  • 1428618897223 EVOLU C3 87 C3 83O DO PENSAMENTO ECON C3 94MICO 1
    177734 palavras | 711 páginas