gestão educacionalç

1363 palavras 6 páginas
O PAPEL DO GESTOR E SUA RELEVANTE IMPORTÂNCIA

EUCLARIA BITENCOURT MENEZES DE MEDEIROS

NANUQUE-MG
2013
INTRODUÇÃO

Este artigo aborda questões fundamentais como: desafios, participação, responsabilidades e gestão democrática frente à gestão escolar, onde o cumprimento das atribuições de cada sujeito frente à escola é fundamental no processo ensino-aprendizagem. Teve-se como objetivo analisar os desafios, estratégias e procedimentos viáveis para o exercício de uma gestão democrática em busca de uma educação de qualidade fundamentada nos princípios da descentralização e autonomia. A metodologia usada foi uma pesquisa através de um instrumental semiaberto realizado com gestores de escolas públicas.

PAPEL DO GESTOR E SUA RELEVANTE IMPORTÂNCIA

Este artigo tem por objetivo analisar questões fundamentais e os novos desafios afetos à gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma a todo o momento devido a grande diversidade cultural que é encontrada neste ambiente.
Sendo o objetivo de este artigo abrir um leque do entendimento sobre a prática pedagógica incluindo a gestão escolar, democratizando o âmbito escolar, e reforçar algumas abordagens.
Apresentando também a importância do papel do gestor em uma instituição de ensino da rede pública. Observando a importância do gestor na escola, pois se sabe que seu papel é fundamental para a criação de um ambiente participativo e democrático na escola, na implantação de um processo de mudanças no local onde ele atua além de ser imprescindível na organização e funcionamento da escola em todos os aspectos: físico, sócio-político, relacional, material, financeiro e pedagógico.
Já é comum dizer que vivemos uma época de mudança.
Porém, a mudança mais significativa que se pode registrar é a do modo como vemos a realidade e de

Relacionados

  • 266024920116
    3316 palavras | 14 páginas