gestão da qualadade

2663 palavras 11 páginas
Os 14 princípios de Deming

1.Introdução
Gestão da qualidade é uns dos quesitos principais que diferenciam as organizações competitivas e eficientes da demais no mercado. A utilização de eficientes metodologias e práticas nesta questão impacta diretamente no desempenho, produtividade e, consecutivamente, na obtenção de resultados pelas organizações que os utilizam.
O objetivo desses princípios é expor importantes metodologias de gestão da qualidade existentes, bem como, os processos necessários para implantá-las nas organizações.

2.Willian Edwards Deming
W. Edwards Deming foi um estatístico e professor universitário americano, nascido no ano de 1900.Dentre suas diversas atividades, Deming trabalhou junto à indústria armamentista durante a Segunda Guerra mundial, onde, com auxílio do estatístico Walter A. Shewhart, organizou seminários com intuito de ampliar a produtividade e qualidade dos equipamentos militares. O projeto no entanto, não obteve resultados satisfatórios devido à falta de empenho dos executivos americanos neste setor.
Deming foi então enviado para Tóquio como conselheiro das Forças Aliadas no Japão, onde pôde ter contato com diversos líderes empresariais daquele país, através de palestras realizadas a convite de JUSE (Japanese Union of Scientists and Engineers –União Japonesa de Cientistas e Engenheiros). A adoção pelos empresários japoneses dos métodos de controle de qualidade e princípios de administração ensinados por Deming levaram as indústrias japonesas à liderança nos mercados mundiais, em especial, o de automobilístico e de informática. Este crescimento teve impacto também no modo de produção industrial ocidental, que foi obrigado a readaptar seu modo de produção para tornar-se competitivo perante o mercado oriental.
Além de revolucionar a produção industrial oriental, e, consecutivamente, global, Deming foi responsável pela criação dos 14 princípios de gestão, que hoje são denominados como Total Quality Management (TQM ou Gestão

Relacionados