Gestão da Educação e da Saúde para o Trabalho_unid II mod II Atividade final

373 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEDIS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
DISCENTE: THAÍS FLÁVIA NOGUEIRA GONÇALVES PEREIRA

UNIDADE II
MÓDULO II
ATIVIDADE FINAL

Cuiabá – MT
2015
Casos da Sra. Maria e do Sr. Francisco (Unidade I)
Tendo em vista o assunto estudado neste módulo II, a Política Nacional de Humanização (PNH), mais especificamente o princípio da “indissociabilidade entre atenção e gestão”, observa-se que os casos discutidos na Unidade I, não evidenciam a aplicação desse princípio da PNH, pois para isso o atendimento teria características diferenciadas.
Os atendimentos relatados nos casos acima citados são antagônicos a PNH, pois não ocorreu cuidado integral. Um exemplo foi o caso da Sra. Maria Helena que, depois de aguardar por horas na fila da unidade de saúde para o atendimento, retornou para sua residência sem solução para suas queixas relacionadas à saúde.
O relato supracitado confirmou a falta de atenção e de comunicação dos profissionais de saúde em relação aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e, para que se tenha um atendimento adequado e humanizado, é necessário que haja interação entre as partes envolvidas nesse processo: trabalhadores, usuários e gestores.
Ao relatar o caso do Senhor Francisco, percebe-se uma postura diferenciada dos profissionais da saúde envolvidos, pois eles realizaram um atendimento humanizado para o usuário, que possibilitou mudanças no estilo de vida para melhoria na saúde do indivíduo estudado.
Sendo assim, é possível concluir que não é suficiente conhecer e ter acesso a PNH, além disso, ela deve ser aplicada em cada atendimento realizado nas unidades de saúde, de modo que haja interação entre os profissionais e os usuários do SUS, para garantia de um atendimento de boa qualidade, que possibilite resultados positivos para a qualidade de vida dos mesmos.
Dificuldades para a realização da

Relacionados