Gestores do Futuro

Páginas: 11 (2690 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Web Aula 1

Dos departamentos pessoais à gestão de pessoas1

A EVOLUÇÃO DOS DEPARTAMENTOS PESSOAIS
Que bom estar em contato com vocês! Principalmente porque vamos aprender um pouco mais sobre gestão de pessoas!

Em nossas teleaulas relembraremos , conhecemos a evolução da área de recursos humanos, desde a época da administração baseada nos modelos de Taylor e Fayol até os dias atuais bemcomo os eventos que provocaram esta evolução e porque eles provocaram.

Desta forma os temas a serem tratados na disciplina de Gestão de Pessoas II poderão ser melhor compreendidos, já que vocês terão em mente a evolução histórica desta área do conhecimento.
Vamos lá!

Quando as primeiras empresas surgiram na época da Revolução Industrial, a grande preocupação eram os custos. A empresa eraeficiente e produtiva se operasse com os menores custos.

Organizar, dirigir e controlar definia o papel do administrador e de qualquer gerente ou responsável de qualquer área ou departamento destas fábricas.

O departamento de recursos humanos era o responsável pelos funcionários destas empresas e seu objetivo era escolher o melhor funcionário pelo menor salário.

Vocês se recordam dainfluência do aumento da concorrência, da Globalização e da tecnologia para a evolução das organizações e consequentemente da gestão de pessoas dentro delas?!?

As habilidades exigidas desses funcionários eram bem reduzidas. Eles precisavam ter um conhecimento mínimo sobre o negocio, já que desempenhavam uma única tarefa (apertar um parafuso, por exemplo) e não estavam envolvidos nos processos dedecisão.
Os funcionários das fábricas da época da 
Revolução Industrial eram pagos para executar tarefas 
e não para pensar!
Conforme outras indústrias foram surgindo e a concorrência aumentando, com as evoluções tecnológicas, e a globalização que diminuiu as barreiras entre os mercados, as empresas precisaram se adaptar.
O novo ambiente destas empresas estava exigindo respostas rápidas e algumasmudanças começaram a acontecer.
A que mais nos interessa saber é sobre os funcionários e o departamento responsável por eles.
SE AS ORGANIZAÇÕES SE TORNARAM FLEXÍVEIS, PARA SOBREVIVEREM AO NOVO AMBIENTE 
ELAS PRECISARIAM TAMBÉM DE FUNCIONÁRIOS COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS

Antes: As pessoas eram vistas como recursos.
Atualmente: As pessoas são vistas como parceiras ou colaboradoras dasorganizações.
Antes: Uma empresa oferecia ao seu funcionário um salário razoável, benefícios e garantia de estabilidade de emprego e esperava em troca sua lealdade, assiduidade e pontualidade.
Atualmente: As empresas necessitam compartilhar responsabilidades e do comprometimento dos seus funcionários com o resultado, e podem oferecer em troca a oportunidade para o seu auto-desenvolvimento.
Sendoassim, os departamentos de recursos humanos expandiram seu foco e passaram a investir no que fosse necessário para o desenvolvimento dos funcionários e para conseguir o seu comprometimento.
As organizações são sistemas abertos e operam competindo e cooperando. Elas dependem das pessoas para alcançar seus resultados, e a estratégia é o "fio condutor da ação".
P�gina
ESTRATÉGIA E A GESTÃO DE PESSOASMISSÃO: é a razão da existência da organização
VISÃO: é a imagem que a organização tem de si própria e de seu futuro
 
RELEMBRANDO
Toda empresa tem uma razão, pela qual existe uma missão.
E toda empresa que sabe aonde quer chegar, tem uma visão de futuro.
Estes dois conceitos estão presentes na estratégia de uma organização e são importantes, porque regras burocráticas e hierarquia nãosão suficientes e nem recomendáveis para orientar o comportamento dos funcionários das empresas atuais.
Quando os funcionários conhecem a missão e a visão da organização, onde trabalham, sabem para onde ir e como, sem necessidade de coerção. Bem definidas e claramente comunicadas a todos os funcionários, auxiliam no direcionamento dos esforços, na definição das estruturas, nas linhas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • as mudanças essencias do gestor do futuro
  • Gestor
  • Gestor
  • Gestor
  • o gestor
  • Gestor
  • Gestor
  • Gestor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!