Gestor Administrativo Hospitalar

Páginas: 11 (2611 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO


Decidimos fazer um estudo sobre o gestor administrativo hospitalar e mostrar a importância de ter pessoas qualificadas, levantando conceitos, identificando atividades, cargos e benefícios, conhecer cada detalhe do processo, para tornar a prestação de serviço ao paciente cada dia melhor. 
 O gestor administrativo deve gerenciar de maneira efetiva os processos organizacionais coma intenção de implantar programas de qualidade voltados, também, para a produtividade, seja em instituições públicas da área de saúde, ou instituições privadas. 
A lentidão nos processos administrativos presenciada nos serviços de saúde no Brasil é apontada como problema crônico, gerando formalidade nas comunicações, excessiva burocracia, apresentando serviços que não satisfazem os colaboradoresexternos. Diante deste cenário perguntamos qual será a saída para mudarmos essa situação? Qual deverá ser a postura de um gestor administrativo? O ideal é pesquisar, alinhar a teoria e prática na intenção de buscar as soluções, inventar as propostas e alternativas. 
Há administração nos tempos atuais enfatiza o gerenciamento de processos para as instituições públicas, onde o foco é a mudança naforma de pensar, tendo como missão a prestação de serviços que atenda plenamente as necessidades dos colaboradores externos. 
O gerenciamento de processos se compõe de outros processos menores, iniciando-se na tarefa individual, que se comunicam dando origem à cadeias, daí a relação cliente X fornecedor. Artman & Rivera (2002, p. 496) exemplifica: "Assim, numa maternidade, o processo assistênciaao recém-nascido, por exemplo, é cliente do processo anterior parto e é, por sua vez, fornecedor do processo alta". Desta forma gerir pessoas e processos num ambiente hospitalar requer habilidades específicas do Gestor. Zanelli (1997) afirmou:  "O conceito de responsabilidade está vinculado ao de autocontrole, à idéia de que somos responsáveis por nossas ações, de que nossos atos têm conseqüências,de fazermos o melhor uso possível de nossos potenciais, de dividir o crédito do sucesso com quem merece, de sermos verdadeiros conosco e com os outros. Estas idéias, sem dúvida, estão interligadas a conceitos mais amplos, como o poder pessoal ou a maturidade (ZANELLI, 1997, p. 123)."  



O QUE É ADMINISTRAÇÃO


O mundo atualmente é uma sociedade composta de organizações, onde todas asatividades que são voltadas para a produção de bens ou para a prestação de serviços são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas por um administrador.
A administração nada mais é que a condução racional de atividades de uma organização, ou seja, ela é algo imprescindível para a sobrevivência, existência e sucesso de uma organização seja ela comercio, hospitais, empresas, fabricas etc.
Apalavra Administração vem do latim ad (direção, tendência) e minister (subordinação, obediência), ou seja, aquele que realiza uma atividade abaixo do comando do outro, isto é, aquela que presta serviço a outras pessoas. Sendo assim podemos dizer que a tarefa da administração é de interpretar os objetivos propostos pelas organizações e transformar em uma ação organizacional através de planejamento,direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas, a fim de encontrar tais objetivos de maneira mais adequada à situação.
Hoje em dia a administração se tornou uma das mais importantes áreas de atividade humana que depende principalmente da capacidade daquele que exerce a função administrativa, ou seja, sua tarefa básica é de fazer coisas através de pessoas, obtendo os melhoresresultados. 
 

 
 
 
 
 
 
 
 




HABILIDADES E CARACTERÍSTICAS


Autoconfiança, adaptação a novas situações, decisão, negociação, organização, conseguir pensar e agir sob pressão, planejar, resolver problemas práticos, dinamismo, espírito empreendedor, habilidade em mediar conflitos, iniciativa, noção de prioridades, objetividade e senso de oportunidade e responsabilidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestor hospitalar
  • O gestor hospitalar
  • COMO A LEGISLAÇAO HOSPITALAR AUXILIA O GESTOR HOSPITALAR
  • O papel estratégico do gestor hospitalar
  • A NECESSIDADE DO GESTOR HOSPITALAR
  • O papel do gerente ou gestor administrativo
  • A importancia do gestor hospitalar na contabilidade de custos
  • A mportância do gestor hospitalar na contabilidade de custos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!