Gestaoderesiduos

713 palavras 3 páginas
Universidade de Brasília
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Florestal
Manejo e Administração de Áreas Silvestres
Professor Reuber Brandão
Monitora Tayná

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA VILA DE SÃO JORGE

Grupo 1:
Alexandre Araújo (09/88600), Luana Coutinho (12/0036088), Lucas Bichara (10/0015794), Nathália Pamplona (09/0011571), Pedro Lopes (10/04042), Rodrigo Santiago (11/0094492)

INTRODUÇÃO
A gestão de resíduos sólidos é uma questão ambiental e socialmente importante, principalmente no entorno das Unidades de Conservação. Quando a gestão do lixo é mal feita acarretam à flora e à fauna local diversos danos (contaminação do solo, da água, disseminação de doenças, etc.). Locais turísticos, principalmente os de turismo ecológico, recebem muitas pessoas que esperam visitar um local de natureza conservada, sendo necessária uma boa gestão de lixo para continuar atraindo esses visitantes.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros engloba os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul e São João D’Aliança. O Parque não possui infraestrutura para hospedagem de visitantes, sendo necessário recorrer a esses municípios.
A vila de São Jorge está localizada no município de Alto Paraíso e é onde se encontra a entrada do Parque Nacional. Por esse motivo escolhemos esse local para analisarmos como funciona a gestão de resíduos sólidos na proximidade do Parque.
MATERIAL E MÉTODOS
A gestão dos resíduos sólidos em São Jorge foi observada na manhã desse sábado, 16 de novembro de 2013. O grupo foi divido em 4 duplas, cada dupla percorreu os estabelecimentos de uma parte da cidade, entrevistando os proprietários sobre a forma com que eles separam o lixo e como ocorre a coleta desse lixo.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A coleta de todos os estabelecimentos entrevistados é feita por uma empresa terceirizada (3R’s) através de uma licitação. Quem comanda a empresa é o Guilherme, dono de um dos campings da vila (Baguá) e conta com mais 4 funcionários.

Relacionados

  • Faculdade2trabalho 1
    1091 palavras | 5 páginas