GESTAO FINANCEIRA

Páginas: 12 (2776 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESÁRIAL
A maioria das empresas de grande porte e multinacionais têm entre suas responsabilidades desenvolver a adaptação de uma estratégia deste tipo, de elaboração de orçamentos exclusivamente com base nos pressupostos passados constitui um erro estratégico, cujo resultado é invariavelmente o desperdício orçamentos para seus períodos de operação.
Uma vezdelineados os objetivos estratégicos, que têm necessariamente que ser quantificados e pressupõem uma consciência plena da situação em que a organização se encontra, ficarão a cargo das diversas áreas operacionais as iniciativas, regidas pelos planos de atividades, A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultadose pressupostos passados. Em síntese, um orçamento é um processo multi cíclico que culmina no equilíbrio entre os objetivos estratégicos, as iniciativas e os meios financeiros adequados à execução do mesmo, É um instrumento de motivação, de comunicação e de avaliação, que implica enorme sensibilidade de quem o elabora.  As empresas que elaborem os seus orçamentos com base unicamente no seuhistórico revelam uma tremenda falta de objetivos, Desta forma, um orçamento é um instrumento de gestão.
CONCEITOS DE GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira é uma área funcional presente em toda e qualquer organização, A área financeira é responsável por viabilizar a atividade da empresa através da alocação de recursos.
O conceito e a importância das finanças no contexto empresarial têm assumido umpapel preponderante,  sendo uma área tradicional que vem ao longo do tempo crescendo em importância dentro das empresas. Gestão Financeira pode ser definida como a gestão dos fluxos monetários derivados da atividade operacional, em termos de suas respectivas ocorrências no tempo. A partir do modelo de gestão, que deve considerar a missão determinada ou principal gestores da empresa, Sob este enfoquede avaliação da gestão financeira, acreditamos que os gestores terão mais informações para a tomada de decisão e, portanto, menor risco de erro, dando mais um passo para atingir a eficácia gerencial e contribuindo para o crescimento da Empresa. A estrutura organizacional deve ser um elemento facilitador de consecução da missão, dados os processos de tomada de decisões, Há três áreas na empresaque merecem atenção especial, visto desempenharem funções de captação e aplicação de recursos São elas: área financeira, compras e vendas.
As Principais Providências que a empresa deve tomar em relação às finanças:
Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados.
Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos.Controlar o movimento de caixa e os controles bancários.
Classificar custos e despesas em fixos e variáveis.
Definir a retirada dos sócios.
Fazer previsão de vendas e fluxo de caixas.
Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade.
1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXOS DE CAIXA
A gestão das necessidades de caixa nas organizações, nos dias de hoje, é de sumaimportância, visto que as mudanças são cada vez mais rápidas em face de globalização e também muitas empresas vêm perdendo sua continuidade.
 Atualmente, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa e o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável à boa gestão das organizações.
Para a montagem da projeção do fluxo de caixa devemos considerar osseguintes dados:
Entradas
Vendas à Vista;
Vendas a prazo (duplicatas, cheques pré-datados e cartão de crédito);
Venda de Imobilizado (observar se não irá prejudicar as operações da empresa);
Empréstimos e/ou financiamentos junto a Bancos
Juros Recebidos de clientes;
Rendimentos de aplicação financeira;
Aumento de capital.
Saídas
Distribuição dos lucros;
Pró-labore;
Pagamentos de juros a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao financeira
  • Gestao Financeira
  • gestao financeira
  • gestao financeira
  • gestão financeira
  • Gestão Financeira
  • Gestão Financeira
  • Gestão financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!