Gestao de Marca - Kombi

Páginas: 8 (1758 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013





Trabalho Gestão e Planejamento de Marketing - Marca Kombi

Prof. Júlio Carlos O. Moreira



GEEN T19 – FGV Berrini

Grupo:
1. Marcelo Braga
2. Nelly Miyazaki Yoshizaki
3. Patrícia Barreros
4. Rafael Brandão
1. Histórico da marca Kombi

O nome Kombi vem do alemão Kombinationsfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" (ou "veículo multiuso", em uma tradução mais livre).O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 1940, ideia do importador holandês Ben Pon, que anotou em sua agenda desenhos de um tipo de veículo inédito até então, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca. Os primeiros protótipos tinham aerodinâmica terrível, porém retrabalhos na Faculdade Técnica de Braunschweig deram ao carro, apesar de sua forma pouco convencional, umaaerodinâmica melhor que a dos protótipos iniciais com frente reta. Testes então se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre a plataforma do Fusca, porém, devido a fragilidade do carro resultante, uma nova base foi desenhada para o utilitário, baseada no conceito de chassi monobloco. Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o carro ganhava as ruas em 8 de marçode 1950.
O grupo Brasmotor passou a montar o carro no Brasil em 1953 e a partir do dia 2 de setembro de 1957 sua fabricação - o que faz do veículo o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil, e o que esta há mais tempo em produção. O Brasil é o único lugar no mundo onde o modelo ainda é produzido.
Em 2006 este veículo (modelo T2 Microbus) foi protagonista do filme Little Miss Sunshine, sendo queboa parte do filme é passada com cenas neste veículo.

Breve história no Brasil

Volkswagen Kombi TotalFlex.
1950: Ano de seu lançamento na Alemanha e inicio das vendas no Brasil, importada pelo Grupo Brasmotor (proprietario da marca Brastemp). Na traseira havia uma grande tampa do motor, que deu origem ao apelido "barndoor" (porta de celeiro). A Kombi era equipada com motor de 1100cc e 25cv.A partida era elétrica (na chave) ou manual (na manivela)
1952: câmbio com 2ª, 3ª e 4ª marcha sincronizada. Vidro traseiro e parachoque traseiro foram adotados. Lançamento da versão pick-up e da versão de passageiros com 15 janelas, apelida de Samba.
1953: Início da montagem no Brasil, com as peças importadas (o chamado "sistemaCKD", "Completely Knocked Down) ainda pelo Grupo Brasmotor.
1957:Inicio da produção no Brasil pela Volkswagen no dia 2 de setembro, com 50% de nacionalização de peças e motor importado 1200cc de 36 cv; sistema elétrico de 6 volts
1960: Lançamento da versão "Turismo", adaptada para camping.
1961: 2ª série: Por exigência do Contran, a seta "bananinha" é proibida pois causava acidentes e diversos ferimentos no rosto dos pedestres, em seu lugar é adotado luzesintermitentes na dianteira (o famoso pisca "tetinha") e na traseira (tinha função de lanterna e pisca, pois a luz de freio ficava na tampa do motor); marcador de combustível no painel; encosto dianteiro com 3 posições de ajuste; o modelo "Luxo" agora passa a ser chamado "Especial".
1973: Volante de motor maior e nova embreagem com guia de rolamento; 2ª série: nova chave de seta em plástico.
1982:Novo lançamento: Pick-up Kombi com cabine-dupla.
1983: A Kombi ganha freios a disco na dianteira, e consequentemente novas rodas (tendo os seus cinco furos de fixação mais próximos uns dos outros) e novas calotas de perfil plano semelhante ao Fuscão.
1992: A Volkawagem adota os primeiros equipamentos anti-poluição, como catalisador e cânister.
1997: Segunda reestilização, porta lateral corrediçae injeção eletrônica. Finalmente o modelo ganhava porta corrediça e carroceria semelhante aquela conhecida no resto do mundo, embora o teto elevado em 11 cm seja único do modelo brasileiro.
2000: Último ano de fabricação da versão pick-up.
2006: Novo Motor flex 1400cc refrigerado a água, introdução da grade dianteira para o radiador (essa grade é um pouco diferente da grade que já havia sido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marcas e gestão de marcas
  • Gestão de Marcas
  • Gestão de Marca
  • A A Gestao De Marcas
  • Gestão da marca
  • Gestão de marcas
  • gestao de marcas
  • Gestão da Marca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!