Gestão democrática - escola participativa

Páginas: 22 (5258 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2012
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A ESCOLA PARTICIPATIVA


Eliana de Moura
Nome do orientador


RESUMO

Com a escolha do presente tema procurou-se analisar os benefícios da gestão democrática nas instituições escolares, objetivando o desenvolvimento de atividades mais democráticas, com perspectivas de uma escola de qualidade onde todos possam ser agentes participativos desse processo de melhoria.A realização deste trabalho enfatiza o compromisso e o desafio de se implantar uma gestão realmente democrática nas escolas. O trabalho está dividido em três capítulos. Ressalta-se o destaque dado ao conceito de gestão democrática e suas concepções teóricas, fazendo uma abordagem sobre a democracia dentro do ambiente escolar, salientando a relevância do planejamento participativo e a construçãodo projeto pedagógico como instrumento para o avanço do processo ensino-aprendizagem do aluno. Com a presente pesquisa, foi possível observar que a implantação da gestão democrática participativa nas escolas pode ser considerada ainda um tanto quanto distante, em razão das muitas incongruências encontradas. Concluiu-se, afinal, que, a partir do instante em que a escola abre as portas à participaçãona elaboração de suas ações, realiza-se a gestão democrática. Imaginar a gestão democrática como possibilidade de promover a inclusão sugere uma nova face à escola, fazendo com que a mesma possa considerar quem são as pessoas que estão no interior de seu contexto, através da consideração e do exercício do consenso na distinção sócio-cultural, oferecendo oportunidades similares a todos.PALAVRAS-CHAVE: Democracia. Ambiente Escolar. Planejamento. Participação.

Introdução

A história da administração escolar é marcada por uma narrativa de gestão descrita como centralizadora, sendo certo que tal centralização deu-se na base da organização do sistema educacional brasileiro. Porém, na década de 80, as políticas e os processos de tendência descentralizadora iniciaram-se no Brasil,introduzindo o panorama democrático participativo.
De acordo com Lima descentralização é:

A distribuição espacial do uso do poder, mantendo uma estrutura central que toma as decisões, estabelecendo relação de subordinação entre o centro e a periferia do sistema. (LIMA, 1994, p. 52).

A descentralização educacional não é um processo homogêneo e praticado em uma única direção, uma vez que respondea lógica da organização federativa, no sentido de: ordenar responsabilidades competências nos planos administrativos: instruir processos descentralizados de administração financeira, administrativa e pedagógica; instaurar a gestão democrática da escola, em cumprimento à Constituição Federal, cuja regulamentação maior encontra-se na Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, portanto éfundamental seguir a LDB
A Lei de Diretrizes e Bases da educação (LBD – Lei nº 9.394/96) possibilita às escolas muita flexibilidade e abertura no processo educacional brasileiro, cabendo a cada administrador o encargo de não permitir que a escola por ele administrada fique alheia a este processo de transformação.
Nas instituições escolares a gestão democrática é aquela onde todos os funcionáriosda escola participam, no sentido de garantir as necessidades de educação e possibilitar a construção de uma realidade participativa e democrática. Nela, a direção é responsável pela administração, coordenação e organização do espaço escolar, desde os segmentos que compõem a escola, até a construção do conhecimento no processo de ensinar, competindo à mesma, a supervisão educacional e o auxílio aoprofessor na atualização e avanços na metodologia educativa da escola, administrando-a, no sentido de promover o progresso do processo ensino-aprendizagem. (LÜCK, 2000)
É importante ressaltar que a gestão democrática é um processo, e, como tal, suas referências não são estáticas nem tampouco inalteráveis, implicando valores e a construção de conceitos vinculados à própria dinâmica social. Nesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão democratica e participativa na escola
  • A falta de gestão democrática e participativa na escola antonio fialho
  • EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRATICA PARTICIPATIVA EM DUAS ESCOLAS DE ANÁPOLIS
  • Gestão democrática na perspectiva participativa e democrática
  • Gestão Participativa e Democrática
  • Gestão Democratica e Participativa
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
  • Trabalho, Gestão democrática participativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!