gestão de politicas publicas

Páginas: 34 (8336 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Gestão dePolíticas Públicas no Paraná
Capítulo 4 - sEGURANÇAPÚBLICA
477
Qualidade de Vida no Trabalho de Policiais Civis: um estudo na área da 11ª Subdivisão Policial de Cornélio Procópio/PR
João de Lima - SESP
Gerson Antonio Melatti - UEL
INTRODUÇÃO
Ao longo de décadas vários estudiosos do comportamento humano dedicaram-se e vêm se dedicando ao entendimento dos fatores queinfluenciam o homem na execução de suas tarefas laborais. Isso se deve à importância que o trabalho tem na vida das pessoas, uma vez que estas, além de utilizarem o trabalho como referencial para o seu sustento, também o utilizam para a sua satisfação pessoal e profissional.
Antigamente o artesão era responsável pelo método de produção, controle do tempo e venda dos produtos, mas, com o advento daRevolução industrial, o trabalho passou a ser organizado, padronizado e repetitivo. Com o advento da administração científica, os artesãos foram desapropriados de seus conhecimentos e perderam espaço na sociedade, pois a produção industrial alijou-os do seu saber, do seu poder de planejar e controlar as próprias atividades, separando assim o trabalho manual do intelectual.
Osistema taylorista, na visão deDejours, (1992) limitou a atividade mental dos operários, tornando-os simples instrumentos da produção industrial e, consequentemente, as primeiras vítimas do sistema. Em conformidade com tal raciocínio, observa-se que o homem teve que se adequar a um trabalho totalmente diferenciado ao que estava acostumado a desenvolver. Em consequência do contato com um trabalho desinteressante, os operáriosdesenvolveram uma falta de envolvimento, frustração e indignidade, o que, na concepção de Dejours, (1992) cria uma vida profissional fria e passiva sem qualquer significação para o indivíduo, sua família e seu meio social.
Em face da situação criada pelo distanciamento do trabalhador em relação às suas novas atribuições no trabalho, vários pesquisadores como: Maslow, McGregor, Herzberg, Mayo,entre outros, buscaram conhecer as condições que favoreceriam os trabalhadores a se identificarem com o trabalho. Dessa forma os primeiros estudos de qualidade de vida no trabalho surgem não necessariamente como uma preocupação com os trabalhadores, mas, como um processo da necessidade de maiores níveis de produção. (OLIVEIRA, 2001)
Dentre os vários autores que se dedicaram e conceituaram QVT,destaca-se Walton (1973), que compreende a Qualidade de Vida no Trabalho como uma expressão para caracterizar determinados valores ambientais e humanos que foram suprimidos em favor do avanço tecnológico, da produtividade industrial e do crescimento econômico. Além de Walton, autores como Lippit, (1978) Westley, (1979) Hackman e Lawler, (1971) Hackman e Oldham, (1975) Thériault, (1980) Denis, (1980)Belanger, (1973) Werther e Davis, (1983) Nadler e Lawler, (1983) e Huse e Cummings (1985) também se destacaram no estudo de QVT, buscando analisar as variáveis que melhor explicam a qualidade de vida dos trabalhadores no âmbito das organizações. (FERNANDES, 1996)

Com isso o interesse por atividade física e exercício resistido tem aumentado signitivamente, pois o aumento de atividade ou exercíciosfísicos tem relação direta com a saúde diminuindo o risco de morte causada por doenças como hipocinesias, miopatias, doenças coronarianas, entre outras, onde a falta de atividade física acarreta grandes danos à saúde, fazendo com que as pessoas busquem se preocupar mais com a saúde e procurem fazer mais exercícios.

A preocupação com a saúde tem sido objeto de discussão de várias áreas deconhecimento. Tal interesse é atualmente estimulado devido o crescimento do número de indivíduos que possuem riscos potenciais em desenvolver algumas doenças crônicas devido à falta da prática de exercícios. Comportamentos prejudiciais como a inatividade física, o tempo dedicado à televisão e outras atitudes sedentárias são variáveis que exercem influência decisiva sobre a saúde. A obesidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão social e politicas publicas
  • Políticas públicas
  • politicas publicas e gestao educacional
  • Gestão de Políticas Públicas
  • Gestão de Políticas Pública
  • gestao social nas politicas publicas
  • Política e Gestão da Segurança Pública
  • Política educacional e gestão pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!