Gestão Ambiental

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
Introdução

O objeto de estudo deste trabalho é a implantação do hipermercado Carrefour Sônia Maria. Na época de sua construção, sobre vários problemas que surgirão e quais as questões resolvidas e que está em aberto, descontentamento publico pela desmatamento local, e uma rejeição dos moradores locais.

1.1. Eco-92 e Agenda 21

A discussão sobre o meio ambiente se deu inicio na Suécia,Estocolmo em 1972, tendo sua primeira conferencia de grande impacto no Rio de Janeiro em 1992 Na reunião, que ficou conhecida como Rio-92, os países reconheceram o conceito de desenvolvimento sustentável e começaram a moldar ações com o objetivo de proteger o meio ambiente. Desde então, estão sendo discutidas propostas para que o progresso se dê em harmonia com a natureza, garantindo a qualidade devida tanto para a geração atual quanto para as futuras no planeta.
A principal pauta resultante da Eco-92 foi o desenvolvimento da A Agenda 21 que pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

1.2. Protocolo de Kyoto

Após aRio-92, em 1997 foi realizado em Kyoto, Japão, há 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, onde foi afirmado um acordo ambiental onde se estabeleceu metas de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), que correspondem a cerca de 70% das emissões relacionadas ao aquecimento global, e de outros gases causadores do efeito estufa para os paísesindustrializados.
O objetivo era reduzir, entre 2008 e 2012, a emissão de poluentes em 5,2% em relação aos países do anexo -1 e para países que não são do anexo-I, como o Brasil está entre eles, apenas a necessidade de redução da emissão de CO2, sem ser determinada uma cota. Para entrar em vigor, o pacto precisa virar lei em pelo menos 55 países que somem, ao todo, 55% das emissões de CO2. Até agora,146 nações já aderiram ao acordo, que, no entanto, não conta com o apoio dos Estados Unidos que argumentou que tal redução seria prejudicial a sua economia.
O Protocolo de kyoto prevê três mecanismos de flexibilização, com a intenção de ajudar os países Anexo- I no alcance da metas de redução de emissões de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa.
Implementação Conjunta (CI) -mecanismo que incentiva a criação de projetos que reduzam a emissão dos gases estufa. Quando dois ou mais países desenvolvidos criam projetos para redução de gases podem fazer uma posterior comercialização;
Comércio de Emissões ou Comércio Internacional de Emissões (CIE) - é um mecanismo em que os países desenvolvidos que já reduziram as emissões de gases além de sua meta, e podem comercializar oexcedente de suas emissões para países que não atingiram a sua meta;
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) - mecanismo que auxilia na redução dos gases estufa. Ele consiste na implementação de projetos para o desenvolvimento sustentável que auxiliam na redução ou captura de gases poluentes. Com isso, os países recebem um certificado chamado de ‘Reduções Certificadas de Emissões’, emitidas peloConselho Executivo do MDL e podem ser comercializados no mercado internacional.
Os dois primeiros se aplicam aos países do Anexo I da Convenção, ao passo que o último, o MDL, se aplica também aos países que não são do Anexo I.
1.3. Rio +10
Em 2002, no período de 26 de agosto à 4 de setembro, foi realizando em Johannesburgo - África do sul , uma conferencia de chefes de estado e mais de 15 milrepresentantes da sociedade civil e de ONG’s que assim foi chamada de Rio + 10, referencia a 10 anos após a Rio-92, ou conferencia das Nações Unidas sobre ambiente de desenvolvimento. Entre os objetivos da Rio+10 está o de chamar a atenção da opinião pública mundial para a urgência e necessidade de cumprimento das ações e promessas da Rio-92, isto aconteceu para evitar uma catástrofe humana que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A gestão ambiental e o licenciamento ambiental
  • Auditoria Ambiental
  • gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Gestão ambiental
  • Gestão Ambiental
  • GEstao Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!