Gerir Pessoas

Páginas: 4 (762 palavras) Publicado: 20 de dezembro de 2014
“Gerir pessoas em tempo de crise”
in executive DIGEST nº99 Janeiro 2003 pp.64-65



O artigo em epígrafe baseia-se numa conversa que José Tolovi Jr. teve com um grupo de directores de recursoshumanos sobre: como manter um bom ambiente de trabalho em condições difíceis? Um dos directores revelou que a sua empresa só não estava na lista do “Guia Exame - As 100 melhores empresas para vocêtrabalhar” porque tinha demitido várias pessoas. Outros três alegaram que também tinham feito demissões e contudo permaneceram na lista das melhores.
Aparentemente o problema não estava nas demissões,mas na maneira como elas eram feitas. O factor “demissões” não poderia, por si só, ser determinante para eleger uma empresa como uma entre as “100 melhores para você trabalhar”. Uma das empresas queconfirmou estas ilações foi a companhia aérea SWA (Southwest Airlines) que, durante o tempo de crise que as companhias do mesmo ramo passaram depois do fatídico 11 de Setembro de 2001, nunca despediuninguém nem cancelou nenhum voo. Não obstante, recuperou o valor das suas acções em menos de três meses. Para isso, muito contribuíram os funcionários da empresa que se mobilizaram no sentido deevitar a falência. Entre outras atitudes salutares de relação empresa-funcionário, compraram acções e criaram um fundo de crise. Convém, ainda, salientar que a SWA sempre esteve entre as cinco melhoresempresas para trabalhar na lista dos Estados Unidos.
Parafraseando o autor, “um bom ambiente de trabalho não piora numa situação de crise. O verdadeiro bom ambiente constrói-se e mantém-se, de formacontínua, ao longo do tempo”.
No mesmo artigo, para além deste caso de sucesso sem nenhum despedimento em tempo de crise, havia ainda o relato de uma outra empresa que também constava na lista das 100melhores, mas com uma taxa de mais de 25% de despedimentos de efectivos nos últimos anos por opções estratégicas. Aqui temos um exemplo em que o busílis da questão (ou talvez o sucesso neste caso…)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerir pessoas, o grande desafio
  • Arte de gerir pessoas
  • A eficiência do novo rh em gerir pessoas
  • A inconstante e variável forma de gerir pessoas
  • O papel do gestor frente aos novos desafios de gerir pessoas
  • A Difícil Missão de Gerir Pessoas em Organizações Públicas: Impossível?
  • As mais recentes inovações da tecnologia que tiveram algum impacto na forma de gerir as pessoas
  • GESTÃO DE PESSOAS DIVERSIDADES E COMPETÊNCIAS: A IMPORTÂNCIA DO GESTOR QUE SABE GERIR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!