Gerenciamento de Riscos

Páginas: 10 (2305 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS
Nome do Projeto

Versão
Elaborado Por

Data
Aprovado Por



1. OBJETIVO

O objetivo deste plano é garantir coerência e uniformidade nos processos de identificação, análise, resposta e controle dos riscos a que está sujeito o projeto XPTO ao longo de todo o seu ciclo de vida, contribuindo para a melhoria do seu desempenho visando o alcance de seusobjetivos.

2. DEFINIÇÕES E GENERALIDADES

Para efeito de definição, neste projeto entende-se como RISCO todo e qualquer evento ou condição incerta que, em caso de ocorrência, provocará um efeito positivo ou negativo no projeto.

Os riscos que provocarem efeitos positivos serão chamados de OPORTUNIDADES e os que provocarem efeito negativo de AMEAÇAS.

O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS(SGR) terá como base os processos abaixo descritos:

Planejar o Gerenciamento de Riscos – visa gerar diretrizes para os outros processos sejam realizados adequadamente;
Identificar Riscos – visa gerar uma lista de riscos o mais completa possível para o projeto;
Analisar Qualitativamente os Riscos – visa promover uma avaliação qualitativa dos riscos para que estes possam ser priorizados e,posteriormente, quantificados;
Analisar Quantitativamente os Riscos – visa promover uma avaliação quantitativa dos riscos e uma priorização para o processo de respostas;
Responder aos Riscos – visa gerar um conjunto de ações necessárias para minimizar as ameaças e maximizar as oportunidades do projeto, bem como definir os recursos necessários para implementá-las, seus responsáveis e os impactos emoutras áreas de gerenciamento; e
Controlar os Riscos – visa acompanhar os riscos ao longo do projeto, verificando sua real ocorrência ou não, seus reais impactos no projeto e participar do processo de controle integrado de mudança do projeto.



Existem várias FUNÇÕES e RESPONSABILIDADES que precisam ser desempenhadas ao longo dos processos. Nem todas as funções são instanciadas em todos osprojetos, bem como outras poderão ser criadas, a critério do gerente de projeto. Dentre estas funções, existem:

Gerente do Projeto – responsável pela coordenação dos processos, aprovação do plano e integração dos processos de gerenciamento de riscos com outras áreas de conhecimento.
Coordenador de Riscos – profissional designado pelo gerente do projeto, responsável por coordenar os trabalhosnecessários para a realização dos processos de gerenciamento de riscos. Dentre suas responsabilidades pode-se citar: a elaboração do plano de gerenciamento de riscos, coordenar o processo de identificação, acompanhar os processos de análise, coordenar e verificar a adequação das respostas aos riscos, verificar a eficácia das respostas aos riscos ao longo do processo de controle, manter atualizado oregistro de riscos e coletar lições aprendidas, ao longo do projeto, relativas aos processos de gerenciamento de riscos.
Especialista(s) – profissional ou grupo de profissionais com conhecimento ou experiência necessária para auxiliar o gerente ou o coordenador na realização dos processos.
Responsável(is) – profissional ou grupo de profissionais cuja função consiste em monitorar os riscos,implementar as respostas, verificar a necessidade de ações complementares, coletar lições aprendidas, reavaliar os riscos ao longo do projeto e informar ao coordenador/gerente o status dos riscos, bem como as discrepâncias ocorridas.

O REGISTRO DE RISCOS é o documento que materializa a execução dos processos de identificação, análise, resposta e controle de riscos.

O SISTEMA DE INFORMAÇÕES deGerenciamento de Riscos é o conjunto de softwares, equipamentos e infraestruturua de Tecnologia da Informação necessário para viabilizar a implantação dos processos de gerenciamento de riscos.

Aqui o gerente informa quais serão os softwares utilizados, o ambiente tecnológico, local de armazenamento de informações, como acessá-las, responsabilidades e todas as informações referentes a este tópico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gERENCIAMENTO DE RISCOS
  • gerenciamento de risco
  • Gerenciamento de riscos
  • Gerenciamento de Riscos
  • Gerenciamento de riscos
  • Gerenciamento de risco
  • Gerenciamento de risco
  • Gerenciamento de risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!