Gerenciamento de processos

Páginas: 9 (2040 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
Gerenciamento de Processos

Introdução de sistemas operacionais
O objetivo de um sistema operacional é organizar e controlar o hardware e o software para que o dispositivo funcione de maneira flexível e previsível.
O sistema operacional gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa, por exemplo, esses recursos incluem o processador, a memória, o espaçoem disco etc. Em um telefone celular, o sistema operacional gerencia o teclado, a tela, a agenda, a bateria e a conexão de rede entre outros recursos.
Ele também proporciona uma maneira estável e consistente para lidar com o hardware, sem ter de conhecer todos os detalhes do hardware.
O gerenciamento de recursos de software e hardware é uma tarefa extremamente importante. Diversos programas emétodos de entrada de dados competem pela atenção da CPU (Unidade Central de Processamento) e demandam memória, espaço em disco e largura de banda de entrada/saída. O sistema operacional cuida para que cada aplicativo tenha os recursos necessários para o funcionamento e gerencia a capacidade limitada do sistema para atender a todos os usuários e aplicativos.
Um sistema operacional assegura queos aplicativos continuem funcionando mesmo após as atualizações de hardware. Isso acontece porque é o sistema operacional, e não o aplicativo, que gerencia o hardware e a distribuição dos seus recursos.
A seguir veremos como o Sistema Operacional gerencia o processador, memória e dispositivos.

Gerenciamento do processador
As duas principais funções do gerenciamento do processador são:Garantir que cada processo e aplicativo recebam tempo suficiente do processador para funcionar corretamente. O processo é a unidade básica do software com a qual o sistema operacional trabalha para organizar as tarefas realizadas pelo processador.
Usar quantos ciclos de processador quanto possível para realizar as tarefas.
São os processos, e não os aplicativos, que o sistema operacionalcontrola e faz sua escala para que a CPU os execute. O sistema operacional permite que o aplicativo seja iniciado, suspendendo sua execução somente para tratar as interrupções e inserções do usuário.
Interrupções são sinais especiais enviados pelo hardware ou software para a CPU. Algumas vezes, o sistema operacional vai priorizar alguns processos e ignorar as interrupções (mascarar as interrupções)para que uma tarefa seja cumprida o mais rápido possível. Entretanto, existem algumas interrupções (condições de erro ou problemas com a memória) que são tão importantes que não podem ser ignoradas. Essas interrupções não-mascaráveis (NMI - Non-maskable Interrupts) devem ser atendidas imediatamente.
As interrupções podem causar alguma complicação na execução dos processos em um sistemamonotarefa. Porém, o trabalho do sistema operacional se torna muito mais complicado em um sistema multitarefa. Ele deve organizar a execução dos aplicativos para que você acredite que várias coisas estão acontecendo ao mesmo tempo. Isto é complicado porque a CPU só pode fazer uma coisa de cada vez. Para criar esta aparência de coisas acontecendo ao mesmo tempo, o sistema operacional precisa mudar de umprocesso para o outro milhares de vezes por segundo. Vamos ver o que acontece.
Um processo ocupa uma certa quantidade de memória RAM. Ele também utiliza os registradores, pilhas e filas da CPU e memória do sistema operacional.
Quando 2 processos acontecem ao mesmo tempo, o sistema operacional aloca uma certa quantidade de ciclos da CPU para um programa.
Depois que os ciclos são executados, osistema operacional faz uma cópia de todos os registradores, pilhas e filas utilizados pelos processos e registra o ponto em que a execução foi interrompida.
Ele então carrega todos os registradores, pilhas e filas utilizados pelo segundo processo e aloca outra quantidade de ciclos de CPU para ele.
Quando os ciclos terminam, o sistema operacional copia todos os registradores, pilhas e filas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerenciamento de processos
  • Gerenciamento de processos
  • Gerenciamento de processo
  • Gerenciamento de processos
  • Gerenciamento de processos
  • Gerenciamento de Processo
  • Gerenciamento de processos
  • Gerenciamento de processos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!