Gerencia de sistemas de arquivos

Páginas: 10 (2401 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Trabalho de Sistemas Operacionais



Gerência de Sistemas de Arquivos
Nome : Osmar Fernandes, Beatriz Machado, Higor Luiz e Arthur Barcellos.
Turma : 2AINFO

INTRODUÇÃO

O armazenamento e a recuperação de informações é uma atividade essencial para qualquer tipo de aplicação. Um processo deve ser capaz de ler e gravar de forma permanente grande volume de dados em dispositivos comofitas e discos, além de poder compartilhá-los com outros processos. A maneira pela qual o sistema operacional estrutura e organiza estas informações é através da implementação de arquivos.
Os arquivos são gerenciados pelo sistema operacional de maneira a facilitar o acesso dos usuários ao seu conteúdo. A parte do sistema responsável por essa gerência é denominada sistema de arquivos. O sistema dearquivos é a parte mais visível de um sistema operacional, pois a manipulação de arquivos é uma atividade freqüentemente realizada pelos usuários, devendo sempre ocorrer de maneira uniforme, independente dos diferentes dispositivos de armazenamento.
ARQUIVOS

Um arquivo é constituído por informações logicamente relacionadas. Estas informações podem representar instruções ou dados. Um arquivoexecutável, por exemplo, contém instruções compreendidas pelo processador, enquanto um arquivo de dados pode ser estruturado livremente como um arquivo texto ou de forma mais rígida como um banco de dados relacional. Na realidade, um arquivo é um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos, tornando seu conceito abstrato e generalista. A partir dessa definição, o conteúdo do arquivo podeser manipulado seguindo conceitos preestabelecidos.
Os arquivos são armazenados pelo sistema operacional em diferentes dispositivos físicos, como fitas magnéticas, discos magnéticos e discos ópticos. O tipo de dispositivo no qual o arquivo é armazenado deve ser isolado pelo sistema operacional, de forma que exista uma independência entre os arquivos a serem manipulados e o meio de armazenamento.ESTRUTURA DE DIRETÓRIOS

A estrutura de diretórios é como o sistema organiza logicamente os diversos arquivos
contidos em um disco. O diretório é uma estrutura de dados que contém entradas associadas aos arquivos onde cada entrada armazena informações como localização física, nome, organização e demais atributos.
Quando um arquivo é aberto, o sistema operacionalprocura a sua entrada na estrutura de diretórios, armazenando as informações sobre atributos e localização do arquivo em uma tabela mantida na memória principal. Esta tabela contém todos os arquivos abertos, sendo fundamental para aumentar o desempenho das operações com arquivos. É importante que ao término do uso de arquivos, este seja fechado, ou seja, que selibere o espaço na tabela de arquivos abertos.
A implementação mais simples de uma estrutura de diretórios é chamado de nível único (single-level directory). Neste caso, somente existe um único diretório contendo todos os arquivos do disco. Este modelo é bastante limitado, já que não permite que usuários criem arquivos com o mesmo nome, o que ocasionaria umconflito no acesso aos arquivos.

SISTEMAS ALOCAÇÕES DE ARQUIVOS

Organização de Arquivos
A organização de arquivos consiste em como os seus dados estão internamente
armazenados. A estrutura dos dados pode variar em função do tipo de informação contida no arquivo. Arquivos texto possuem propósitos completamente distintos de arquivos executáveis, conseqüentemente, estruturasdiferentes podem adequar-se melhor a um tipo do que a outro.
No momento da criação de um arquivo, seu criador pode definir qual a organização
adotada. Esta organização pode ser uma estrutura suportada pelo sistema operacional ou definida pela própria aplicação.
A forma mais simples de organização de arquivos é através de uma seqüência não-
estruturada de bytes (fig.1a). Neste tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerência de sistemas de Arquivo
  • Gerência de arquivos
  • gerencia de arquivos
  • Gerência de Arquivo
  • Gerencia de arquivo
  • gerencia de arquivos
  • Exercícios do livro Sistemas Operacionais: Conceitos e Mecanismos
Capítulo 6
  • Sistemas Arquivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!