GERENCIA DE REDE

Páginas: 8 (1887 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
TERCILIO MARCOS DE ASSUNÇÃO SETÚBAL












REDES WIRELESS
(Segurança de Redes Wireless)








Trabalho apresentado para disciplina de “Redes Wireless”, do Módulo da Área de Formação Específica, na União Educacional de Brasília, ministrado pelo professor Alexandre. Sala F-07

















Brasília-DF, Março. 2007.
Introdução

Ainda é umassunto tratado de forma delicada, tanto pelos fabricantes de equipamentos, quanto pelos usuários da tecnologia. Por não ser uma tecnologia 100% segura, todas as medidas de segurança adicionais, mesmo que simples, são bem-vindas.




































Práticas de Segurança para Administradores de Redes Internet

Redes Wireless
Redes wireless,também conhecidas como IEEE 802.11, Wi-Fi ou WLANs, tornaram-se muito populares nos últimos tempos. Embora sejam muito convenientes, sua instalação e operação requerem atenção do ponto de vista de segurança. Essa seção mostra alguns cuidados que devem ser tomados pelos administradores na instalação e operação segura destas redes.

Política de Uso da Rede Wireless
É muito importante que seja definidauma política de uso da rede wireless, que deve ser incorporada na política de segurança da instituição, discutida na seção 2. Esta política deve cobrir pelo menos os seguintes itens:

_ definir quem está autorizado a instalar Access Points (APs) nas dependências da instituição. A instalação, de APs por pessoal não autorizado, sem as precauções listadas nas seções, pode comprometer seriamente asegurança de toda rede;

_ definir quem está autorizado a utilizar a rede wireless da instituição;
_ prever as ações a serem tomadas em caso de roubo ou perda de equipamentos wireless;
_ definir que tipo de informação pode transitar pela rede;
_ descrever as configurações mínimas de segurança para APs, clientes, etc.

Topologia
Dois fatores muito importantes devem ser considerados aodefinir a topologia de uma rede wireless: o posicionamento do AP e a necessidade de isolar esta rede da rede interna da instituição. Com relação, ao posicionamento do AP, dependendo da potência de sua antena, uma rede wireless pode ter um alcance que ultrapasse os limites geográficos da instituição, o que pode facilitar o uso e a escuta não autorizadas. Esse vazamento de sinal ´e extremamente comum edeve servir de estímulo para o administrador implementar medidas como o uso de autenticação, não e criptografia, discutidas na seção. Além do uso de criptografia, um posicionamento cuidadoso dos APs (mais para o centro de um prédio, longe de janelas, etc.) pode minimizar o vazamento desnecessário de sinal. ´E importante notar que esse procedimento deve ser encarado apenas como uma camada adicionalde segurança, uma vez que um atacante interessado em sua instituição pode fazer uso de uma antena amplificadora de sinal e ter acesso `a sua rede wireless mesmo a distâncias maiores. Com relação ao isolamento da rede wireless da rede interna da instituição deve-se ter em mente que as redes wireless jamais devem ser conectadas diretamente dentro de uma rede protegida por um firewall (devem serconsideradas “untrusted”). Colocar um AP diretamente em uma rede protegida por um firewall seria equivalente `a instalação de um modem dentro dessa rede, por exemplo.
Práticas de Segurança para Administradores de Redes Internet 37/46. Uma solução de topologia pode ser colocar todos os APs em um segmento de rede próprio e colocar um firewall entre esse segmento e o resto da infra-estrutura de rede dainstituição. Além de possibilitar o controle de utilização, ainda provê uma boa possibilidade de integração com VPNs. Por fim, ´e preferível conectar um AP a um switch, n˜ao a um hub. O tráfego de rede em um hub pode ser potencialmente enviado para toda a rede wireless e eventualmente ser interceptado por algum cliente.

Criptografia e Autenticação
Devido `a facilidade com que uma rede...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gerencia de rede
  • Gerência de redes
  • Gerencia de redes
  • gerencia de redes
  • Gerencia de Redes
  • Gerencia de redes
  • Gerência de Redes
  • Gerencia de redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!