GERAÇÕES X & Y: EXPERIÊNCIA X INOVAÇÃO (QUEBRANDO PARADIGMAS)

834 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO

A história de uma geração está baseada em um conjunto de vivências comuns, valores, visão de vida, cenário sociopolítico e a aproximação de idades. Estas características comuns das diferentes gerações influenciam o modo de ser e de viver das pessoas nas sociedades e é este conjunto de comportamentos e valores que diferenciam uma geração de outra. “Um dos desafios da sociedade é permanentemente compreender e adaptar-se a estas novas gerações e a todas as mudanças geradas” (VASCONCELOS, 2010, p. 229 apud E. UNGLAUB; L. UNGLAUB, 2012, p.6).
Quando as gerações trabalham em conjunto, os conflitos são naturais, porém as organizações precisam unir o melhor de cada geração e utilizarem essa energia de forma positiva, promovendo a convergência de pontos de vista, paixões e inspirações.
Robbins (2002, apud MEDRADO, 2010, p. 69) define conflito como “um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante”. No ambiente organizacional a existência de conflitos entre as gerações X e Y é muito comum, pois há um choque de valores o que provoca constantes divergências. O presente estudo visa mostrar as inovações trazidas pela nova geração e os avanços que ela trará para o mundo atual e futuro, são pessoas com características próprias e que lutam para mantê-las firmes em meio a tantas situações que esperam o inverso, ou seja, o confronto com as gerações anteriores.
O referido tema é de grande importância para estudo, pois trata-se de um grande problema no meio organizacional, levando-se em conta o choque de diferentes personalidades, projetos, objetivos e visões de mundo. Segundo Silva e Moura (2011 apud ASSIS; MANFIO; JURKEVICZ, 2012, p. 6) “as diferenças entre as gerações começaram a ser mais evidenciadas com a evolução da tecnologia, comunicação e interatividade”.
Dentro da organização, estes fatores ajudam a acentuar a discrepância existente em cada

Relacionados