Gerar energia com acidos

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 8 de março de 2014
Em Eletroquímica, uma pilha (bateria ou célula galvânico) costuma ser definida como um processo espontâneo no qual a energia química é transformada em energia elétrica.
Por exemplo, as pilhascomuns que costumamos usar em aparelhos eletrônicos possuem em seu interior uma série de espécies químicas, entre elas metais e soluções eletrolíticas que causam reações de oxidorredução (com perda e ganhode elétrons), que geram uma diferença de potencial (ddp). Os elétrons, por apresentarem carga negativa, migram do eletrodo negativo, denominado ânodo, que é o metal com maior tendência de doarelétrons; para o positivo, que recebe o nome de cátodo(metal com maior tendência de receber elétrons). Desse modo é gerada uma corrente elétrica que faz o equipamento funcionar.
Todas as pilhas baseiam-senesse mesmo princípio de funcionamento. Pensando nesses termos é possível produzir uma pilha utilizando limão, laranja, tomate, batata e refrigerante; pois todos esses materiais citados possuem em seuinterior soluções com cátions e ânions, isto é, espécies químicas com cargas positivas e negativas, respectivamente, e que podem sofrer migrações se estabelecida uma conecção, gerando correnteelétrica.
O limão é ácido, e segundo a teoria de Arrhenius, todo ácido possui íons H+ em meio aquoso. Portanto, o suco de limão é uma solução eletrolítica que possui espécies químicas com cargas positivas enegativas.
O limão faz o papel do eletrólito. A placa de zinco se oxida (perde elétrons) porque o zinco possui maior potencial de oxidação que o cobre, e na placa de cobre ocorre a redução doH+ presente no eletrólito. Assim, as placas são os eletrodos dessa pilha, sendo a placa de zinco o ânodo (polo negativo que perde elétrons) e a placa de cobre o cátodo (polo positivo que recebe os elétrons).A corrente gerada é pequena, mas suficiente para fazer certos objetos, tais como a lâmpada LED, a calculadora, o voltímetro e o relógio digital, funcionarem. Em condições ideais, um único limão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formas de gerar energia
  • como gerar energia a partir das ondas do mar
  • Aproveitamento de lixo para gerar energia elétrica
  • Maneiras alternativas para gerar energia elétrica
  • Várias formas de gerar energia elétrica e os percentuais de cada uma delas.
  • gerar
  • Gerar
  • Gerar etiqueta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!