geoprossessamanto

1438 palavras 6 páginas
O CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO (CEP)

O Controle Estatístico do Processo (CEP) é uma coleção de ferramentas, que auxiliando na diminuição da variabilidade do processo, permitem o alcance de um processo estável cuja capabilidade pode ser melhorada. As ferramentas do CEP contemplam o uso de histogramas, listas de verificação, gráfico de Pareto, diagrama de causa e efeito, diagrama de concentração de defeitos, diagrama de dispersão e gráficos de controle. Cada uma das ferramentas é utilizada com o objetivo de analisar o processo sob o ponto de vista de identificar a causa de sua variabilidade, buscando evidências a partir de resultados obtidos após o uso adequado de cada uma delas. Dentre as ferramentas do CEP, este trabalho apresenta o uso do CEP on line, ou seja, a implementação computadorizada do uso de algumas das ferramentas do CEP atreladas a medidas de excelência seis sigma dos processos. No CEP on line os dados são coletados em tempo real e as ações corretivas ocorrem no momento oportuno, pois o programa não permite que haja sequência no processo produtivo se ações não forem tomadas. O sistema dá um alarme na tela informado ao operador o momento em que ele tem que medir a peça. Logicamente que isto varia de produto para produto, mas o software permite que vários tipos de configurações, adequado desta forma à carta de controle ao produto.
Outro fato relevante é que com o CEP on line a massa de dados fica armazenada em um banco de dados o que facilita de maneira considerável a rastreabilidade. Nesses dados constam todas as informações do produto; dia, hora, operador, máquina que produziu etc...
Isto evidencia a importância do CEP on line, porque o sistema é um facilitador, agregando e auxiliando de forma eficiente no processo produtivo. O gráfico de controle on line permite que o usuário visualize a situação real das peças produzidas.
O objetivo principal da implantação do CEP on line é que a ferramenta seja um facilitador para melhoria dos

Relacionados