Geologia

Páginas: 25 (6017 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
FACULDADE SENAI DE TECNOLOGIA NADIR DIAS DE FIGUEIREDO
Curso Superior de Tecnologia em Processos Metalúrgicos











GEOLOGIA: TIPOS; FORMAÇÕES; PETROGRAFIA E CARACTERÍSTICAS DAS ROCHAS





Osasco













Pesquisa acadêmica apresentado à Faculdade Senai de Tecnologia “Nadir Dias de Figueiredo” perante cronograma da Disciplina Processos Metalúrgicos I,sob a orientação do M. SC. Eng.º Metalurgista Prof. Marcos Domingos Xavier.




Osasco
2010
RESUMO

O presente texto tem como objetivo o conhecimento que antecedem os processos Metalúrgicos. É uma breve passagem pela disciplina Petrografia, área do conhecimento da Petrologia, que tem como objetivo o estudo sistemático das Rochas. Suas informações condizem com o interesse dos mecanismosfísico, químicos e biológicos que formam e transformam as rochas, visando conhecer basicamente os minerais e minérios antes de sua extração.

Palavras-chave: Petrografia, Petrologia, Características das Rochas

































ABSTRACT

This paper aims at understanding the preceding the Metallurgical Processes. It is a brief passage throughdiscipline Petrography, knowledge area of Petrology, whose objective is the systematic study of Rocks. Your information meets the interest of physical mechanism, chemical and biological, processes that form and transform the Rocks, to determine primarily the minerals before their extraction.

Keywords: Petrography, Petrology, Rocks CharacteristicsSUMÁRIO


I
Geologia
06
II
Petrologia
07
III
Ciclo das Rochas
09
IV
Rochas Ígneas
10
V
Rochas Sedimentares
10
VI
Rochas Metamórficas
11
VII
Conclusão
13
VIII
Revisão Bibliográfica
13
IX
Anexos
14


I GEOLOGIA

Geologia é uma palavra derivada do grego (Geo = terra e Logia = Estudo), que entendemos como a Ciência que estuda a Terra. Sua base deestudo possibilita determinar sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e processos que lhe dão forma. É possível ainda o estudo dos minerais que compõe as rochas, os relevos, deslizamentos, as placas tectônicas.
A história da Geologia é a mesma da formação da terra, de quando ela adquiriu uma crosta sólida, portanto seu desenvolvimento foi importante para determinar a idade da Terra(4.6 Bilhões de anos). Seu estudo possibilitou afirmar que a Crosta se encontra fragmentada em várias placas tectônicas que se deslocam sobre o Manto Superior (Astenosfera), por possuir um núcleo fluido e viscoso permite tal movimento.
O Estudo Geológico é um campo muito vasto e seria difícil listar, neste trabalho, todos. Para nosso curso e como forma de descrição, vejamos:
MINERALOGIA –Ciência dos minerais;
PETROLOGIA – Estudo das rochas;
GEOLOGIA ECONOMICA – Estuda a ocorrência, origem e distribuição dos recursos naturais;
GEOQUÍMICA – Estuda a composição química da Terra;
GEOLOGIA DINÂMICA OU FÍSICA – Estudos dos processos interiores ou exteriores da terra, que resultaram na constituição da superfície, criação das rochas e posterior modificação.
GEOMORFOLOGIA – Estudos da ordeme evoluções do relevo terrestre.
O Geólogo ajuda a localizar e gerenciar os recursos naturais como o Petróleo e o Carvão, assim como metais como Ferro, o Cobre e Alumínio, por exemplo, e muitos outros minerais que possuem interesse econômico como as Gemas, o Quartzo, a Mica, etc.
É uma Ciência multidisciplinar, servindo para bases de estudo para a Química, Física e Matemática e recebendosuporte de áreas como a Biologia e Antropologia, para que seus estudos sejam melhores compreendidos.

II PETROGRAFIA

O estudo sistemático das rochas denomina-se Petrologia, que estuda os mecanismos físicos, químicos e biológicos que formam e transformam as rochas. Um dos seus ramos de estudo é a Petrografia, que inclui a descrição e identificação das rochas e a Petrogênese que explica a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GEOLOGIA
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • geologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!