geologia geral

Páginas: 7 (1669 palavras) Publicado: 24 de janeiro de 2014
1. Origem da Terra: atualmente a explicação cientifica mais aceita é a teoria do Big Bang, a qual considera que nosso universo começou por volta de 14 bilhoes de anos atrás. Desde aquele instante, num processo que ainda continua, o Universo expandiu-se e diluiu-se para formar galáxias e estrelas. A partir da idade dos meterioritos, que ocasionalmente golpeiam a Terra e são tidos comoremanescentes do período pré-planetario, deduzimos que os planetas interiores começaram a acrescer há cerca de 4,56 bilhoes de anos.
2. Composição e estrutura da Terra: a terra é estruturada em camadas. A crosta terrestre é constituída principalmente de granito, sob a qual se assenta-se também uma camada de basalto, suportando as porções continentais e os oceanos. A litosfera possui cerca de 70km deespessura, a 33km de profundidade desta camada a temperatura chega a atingir por volta de 1000C. O manto situa-se na zona inferior à crosta e é constituído de material ígneo rochoso. O manto é constituído principalmente de vários silicatos de magnetismo. O núcleo é supostamente constituído de Ferro em estado de fusão, o espaço mais interior deste núcleo contém ferro em estado sólido.
3. A Terra écomposta entre um total de 93 elementos químicos naturais existentes, 9 destes elementos formam 99% da massa referente à crosta terrestre. Estes elementos são: oxigênio, silício, alumínio, ferro, cálcio, sódio, potássio, magnésio e titâneo. Já nas camadas internas a crosta terrestre, há por volta de 2000 tipos diversos de materiais de origem mineral. Os silicatos são os compostos mais abundantes dentreos minerais que formam a massa da camada interior à crosta terrestre.
4. Crosta continental: (Si, O, Al, Na e K) imaginamos que o magma partiu do interior derretido da Terra e ascendeu à superfície, onde esfriou e solidificou para formar a crosta rochosa. Essa crosta primitiva fundiu-se e solidificou-se repetidamente, fazendo com que os materiais mais leves se separassem dos mais pesados eascendessem ao topo, para formar os núcleos primitivos dos continentes. A água da chuva e outros constituintes da atmosfera erodiram as rochas, levando-as a decomporem-se e desintegrarem-se. A repetição deste processo durante muitos ciclos estruturou os continentes.
5. Crosta oceânica: (Si, O, Mg, Fe e Ca) possui uma espessura de 5 a 10 km e é mais densa do que a sua equivalente continental. É compostapor materiais máficos de família dos basaltos e gabros, ricos em minerais
6. Litosfera: espessa camada rochosa externa da Terra sólida que compreende a crosta e a parte superior do manto até uma profundidade média de cerca de 100km, forma as placas tectônicas.
7. Astenosfera: fina camada dúctil do manto sob a litosfera que se deforma para acomodar os movimentos horizontais e verticais dasplacas tectônicas.
8. Manto inferior: manto sob a astenosfera, estendendo-se desde cerca de 400km.
9. Núcleo externo: liquido (Ni, Fe) níquel e ferro
10. Núcleo interno: solido (Ni, Fe) níquel e ferro
11. Placas tectônicas: de acordo com a notável teoria da tectônica de placas, a litosfera não é uma casca continua, ela é quebrada em cerca de 12 grandes placas que se movem sobre a superfícieterrestre com taxas de alguns centímetros por ano. Cada placa atua como uma unidade rígida distinta que se move sobre a astenosfera, a qual também está em movimento.
12. Deriva continental: movimentos de grande proporção sobre o globo- existe a muito tempo. Os defensores da hipótese da deriva mostraram não apenas o encaixe geográfico, mas também as similaridades geológicos das idades das rochas e dasorientações das estruturas geológicas nos lados opostos do atlântico. Eles também apresentaram argumentos baseados em fosseis e dados climatológicos. Os animais e as plantas dos diferentes continentes mostraram similaridades na evolução até o tempo postulado para a fragmentação.
13. A hipótese de expansão do assoalho oceânico apresentada por Hess e Dietz explicou como os continentes poderiam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geologia geral
  • Geologia geral
  • geologia geral
  • Geologia geral
  • geologia geral
  • geologia geral
  • Geologia Geral
  • Geologia geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!