geografia biblica

Páginas: 16 (3853 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014


GEOGRAFIA BÍBLICA ii
 
 
 
 
 




SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO VIDA E LUZ
Acadêmico: Maria Cicera da Silva Dionisio Rocha               
Docente:
Disciplina: Geografia Bíblica II
Curso: Bacharel em Teologia; 8º Período.
Data: Outubro /2014
 
1 – Como se divide a Topografia de Israel?
A topografia de Israel é bastante atípica. Montanhas e depressões, campos cultivadose desertos, estão lado a lado. As altitudes de Jerusalém e do Mar Morto (que distam pouco mais de meia hora de automóvel) diferem em mais de 1200 m.
Sua maior dádiva hídrica é o Jordão, rio alimentado pelas torrentes do Hermom e que, por sua vez, alimenta o lago Kinéret (Mar da Galiléia, deTiberíades ou Genezaré: 212 m abaixo do nível do mar, com 8 Km por 21 Km de superfície), a grande reservahídrica de Israel.
O Jordão desce cerca de 700 m em 300 Km de extensão, do norte para o sul; no extremo do seu riquíssimo vale encontra-se o Mar Morto - cerca de 400 m abaixo do nível do mar - cuja água tem o maior nível de salinidade do mundo, sendo um dos locais mais visitados por turista de todo o planeta.
Topografia da Palestina subdivide-se em quatro partes, são elas:
a)Planícies litorâneasUma planície é uma porção de terra plana quase sem acidente. São cinco planícies que fazem parte do território da Palestina, são elas: Acre ou Aco, Sarom, Sefela,  Filístia ou Marítima, Jezreel ou Esdraelom
b) Planalto central
A melhor definição que encontramos para um Planalto é: grande elevação de terra sobre o nível do mar quase sem acidentes. Convenciona-se aceitar que toda elevação de terraacima de 300 metros é considerado um planalto. Este planalto é desmembrado em três grupamentos de montes, ficando da seguinte forma:
 Planalto de Naftali -  Monte Carmelo, Monte Gilboa, Monte Tabor,  Monte Hatin
 Planalto de Efraim - Monte Ebal,  Monte Gerizim
 Planalto da Judéia - Monte das Oliveiras, Monte da Quarentena, Monte Sião, Monte Moriá

c) Vale do Jordão
O vale do Jordãoestende-se desde os pés do Monte Hermom até a foz do Mar Morto, em linha reta este vale possui cerca de 215 km de extensão. Na época dos patriarcas este vale possuía uma fauna muito rica onde serviu de habitat natural para leões, ursos e outros animais de grande porte.
d) Planalto Oriental ou Zona Montanhosa de Galaade
O planalto Oriental encontrava-se na região transjordânica onde hoje faz parte doterritório da Jordânia. Este planalto era habitado pelos Amorreus ao tempo da conquista, que depois veio a ser herança ás tribos de Rúbem (ao Sul), Gade (central) e a meia tribo de Manassés (Norte).
Este planalto subdivide-se em três grupos, são eles: Planalto de Basã. Planalto de Gileade. Planalto de Moabe; Monte Pisga ou Nebo; Monte Peor.
 
2 – O que é uma planície?
Uma planície é uma grandeárea geográfica com pouca variação de altitude como por exemplo; o deserto ou um pântano. É um terreno plano e baixo, pouco acima do nível do mar. É um dos tipos de relevo mais aproveitados pelo homem para atividades agrícolas.
As planícies são formadas pela ação dos rios, mares e ventos. Eles carregam sedimentos que vão se acumulando até formar uma superfície uniforme. Não por acaso, a maioria dasplanícies está localizada às margens de rios e mares.
 

3 – Cite as principais planícies da Palestina.
São cinco planícies que fazem parte do território da Palestina, são elas:
Acre ou Aco
 Sarom
Sefelá
 Filístia ou Marítima
Jezreel ou Esdraelom
 
4 – Qual a maior planície da Palestina?
Vale do Jordão, este é o maior vale da Palestina, começa no Monte Hermon, e corta o país
até oMar Morto, É o vale de maior profundidade do mundo (chega a cerca de 426 metros abaixo do nível do mar). Percorre 215 km em linha reta do Monte Hermom até o Mar Morto.

5 – O que é um vale?
Depressão alongada, mais ou menos larga, cavada por um rio ou geleira.
Depressão ou planície entre montes ou no sopé de um monte.
Várzea ou planície à beira de um rio. Um vale é um acidente geográfico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geografia Bíblica
  • Geografia Bíblica
  • Geografia biblica
  • Geografia Biblica
  • Geografia Bíblica
  • Geografia biblica
  • Geografia biblica
  • Geografia biblica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!