Geografia Bíblica

Páginas: 14 (3422 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
GEOGRAFIA PALESTINA
 

Palestina
Espremida entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, a Palestina tem sido, desde tempos imemoriais, objeto de disputa entre muitos povos, não por causa de seu território, de apenas cerca de 27.000km2, nem por suas riquezas naturais, bastante escassas. A cobiça advém de sua posição estratégica, por constituir uma ligação natural entre a Ásia e a África, e de suaimportância religiosa, pois abriga lugares sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos.
Desde que as primeiras tribos judias lá se instalaram, por volta do ano 1500 a.C., a Palestina teve muitos donos -- assírios, babilônios, persas, romanos, cristãos europeus vindos com as cruzadas, árabes e turcos. Após conquistar a região na primeira guerra mundial, o Reino Unido passou a administrá-la pormandato da Liga das Nações. Pressionado pelo movimento sionista, o governo britânico permitiu a imigração de judeus para estabelecer na área uma nação judaica. No dia 14 de maio de 1948 a Inglaterra retirou-se da Palestina e o líder judeu David Ben Gurion declarou instalado o estado de Israel. Tal fato acarretou a diáspora de 750 mil palestinos, que tiveram de viver em acampamentos de refugiados.Os árabes, que desde o início haviam se oposto à criação do estado de Israel, iniciaram em 1948 a primeira das três guerras contra os israelenses. Em 1964, os palestinos criaram a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que se propôs a todas as formas de luta com o objetivo de reconquistar sua pátria. Em 1967 eclodiu a guerra dos seis dias, quando Israel ocupou o restante do territóriopalestino, incluindo o Sinai e as colinas de Golan. Em 1973, a guerra do Yom Kippur também afetou os palestinos.
A partir da criação do estado de Israel, os palestinos sem pátria buscaram reconquistar sua região natural, por meio da luta armada e de uma campanha mundial de esclarecimento. Em 1982, forças israelenses invadiram o Líbano e massacraram as aldeias de Sabra e Shatila, matando milhares derefugiados. Em 1987, a OLP iniciou a intifada (insurreição) e no ano seguinte o Conselho Nacional Palestino, reunido na Argélia, proclamou a independência da Palestina. Em dezembro deste mesmo ano, o líder da OLP, Yasser Arafat, em reunião da ONU realizada em Genebra, anunciou uma iniciativa de paz, pela qual propunha-se a abdicação da luta armada, o reconhecimento do estado de Israel e a criaçãode um estado palestino independente, que pretendia instalar na Cisjordânia e na faixa de Gaza, até àquela data ainda ocupados por Israel. Em 1991 foi realizada uma conferência de paz em Madri e em 1993, após negociações secretas realizadas em Oslo, Noruega, Yasser Arafat e o primeiro-ministro israelense, Yitzhak Rabin, assinaram em Washington um acordo de paz, chamado "acordo de Oslo", para aentrega, no prazo de cinco anos, da administração de Gaza e Jericó, com ampliação prevista para abarcar toda a Cisjordânia, a um conselho governativo interino eleito, inicialmente denominado Autoridade Nacional Palestina e presidido por Arafat. Pelo acordo entre palestinos e israelenses, historicamente o passo mais importante para restabelecer a paz na região, Yitzhak Rabin, Yasser Arafat e oministro do exterior israelense Shimon Peres, receberam o prêmio Nobel da Paz de 1994. O assassinato de Rabin por um fanático judeu, em 1995, constituiu mais uma etapa sangrenta da luta pela paz na região. No Natal de 1995, Belém foi devolvida aos palestinos, enquanto a parte oriental de Jerusalém continuou em poder de Israel. Em janeiro de 1996, Arafat foi eleito presidente da Autoridade NacionalPalestina.
Israel
Religião
Recriado quase dois milênios após sua destruição, o Estado de Israel enfrentou vários desafios, como as guerras contra os países árabes e a luta pela modernização sem perda de suas tradições milenares.
O país ocupa uma estreita faixa de terra no Oriente Médio. Na região montanhosa setentrional, na Galiléia, encontra-se o ponto culminante, o Har Meron (1.208m). Mais ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geografia Bíblica
  • Geografia biblica
  • Geografia Biblica
  • Geografia Bíblica
  • Geografia biblica
  • Geografia biblica
  • geografia biblica
  • Geografia biblica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!