genetica

Páginas: 9 (2200 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
!) Estrutura dos ácidos nucléicos, Cromossomos e Reprodução
Celular
2) Replicação, transcrição e tradução
3) Controle da expressão gênica e mutação
4) Alterações cromossômicas estruturais e numéricas
5) Padrões de Herança monogênica – autossômica e ligada ao sexo
6) Herança Multifatorial
Estrutura dos ácidos nucléicos, Cromossomos e Reprodução Celular

O ácido nucléico é formado por umgrande polímero de moléculas individuais chamadas de nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por:
- uma base nitrogenada, que pode ser uma purina (adenina ou guanina) ou uma pirimidina (timina ou citosina no DNA; uracila ou citosina no RNA);
- uma pentose (desoxirribose no DNA, e ribose no RNA) e
- um grupo fosfato (PO4).
O conjunto de base + açúcar denomina-se nucleosídio, chamando-senucleotídeo ao conjunto de base + açúcar + fosfato.

Há dois tipos de ácidos nucléicos, o ácido ribonucléico (RNA) que contém açúcar ribose de cinco carbonos, e o ácido desoxirribonucléico (DNA) no qual o grupo hidroxila na posição 2 da ribose é trocado por um hidrogênio, i.e., uma molécula de oxigênio é perdida, de onde vem o prefixo desoxi. Os nucleotídeos sucessivos são ligados por ligaçõescovalentes fosfodiéster, em que um grupo fosfato liga o carbono 3’ de um açúcar ao carbono 5’ do açúcar vizinho.
O RNA está presente no citoplasma e em concentrações particularmente altas no nucléolo do núcleo. O DNA é achado principalmente nos cromossomos, mas também está presente nas mitocôndrias e em cloroplastos das células de plantas.
Watson e Crick sugeriram que a molécula de DNA era composta deduas cadeias de nucleotídeos dispostas em espiral em torno de um mesmo eixo imaginário, formando uma estrutura de dupla hélice. Cada cadeia de DNA tem sua polaridade determinada pela orientação da ligação açúcar-fosfato. A extremidade da cadeia terminada pelo carbono 5’ é referida como extremidade 5’, e a terminada com o carbono 3’ é chamada extremidade 3’. O final 5’ de uma cadeia é oposta aofinal 3’ da outra, i.e., elas possuem orientações (ou polaridades) opostas e são ditas antiparalelas.
As duas moléculas de DNA que formam a dupla hélice estão unidas por fracas pontes de hidrogênio. Essas ligações dispõem-se entre bases opostas das duas fitas de DNA formando pares de base de acordo com as regras de Watson e Crick: purina sempre pareia com pirimidina (adenina liga-se a timina ecitosina a guanina). As ligações ocorrem dessa maneira porque o espaço ocupado por duas bases oponentes é pequeno, e duas bases grandes não caberiam nesse espaço, assim como duas pequenas não se aproximariam o suficiente para interagir. Desse modo são criadas cadeias complementares. Como resultado, a composição de bases do DNA não é randomizada, havendo as mesmas quantidades de bases púricas epirimídicas, de tal forma que A+G = T+C. Verifica-se, igualmente, que as quantidades de adenina e timina são equivalentes, o mesmo ocorrendo com a guanina e a citosina. A composição pode ser especificada sem dúvidas quantificando-se a % de GC.


É comum descrever a seqüência de DNA pela seqüência de bases de uma das cadeias na direção
5’ • 3’, que é a direção de síntese de uma nova molécula de DNAdurante sua replicação. Ao descrever a seqüência de DNA que compreende duas bases vizinhas (um verdadeiro dinucleotídeo) de uma das cadeias, é usual inserir a letra “p” para denotar a ligação fosfodiéster (ex. CpG).
A associação da dupla hélice do DNA com um grupo específico de histonas forma a estrutura primária do DNA. O nucleosomo é formado quando um octâmero (duas cópias de quatro histonas:H2A, H2 B, H3 e H4) é envolto por um segmento de DNA dupla-hélice. A unidade fundamental de organização da cromatina é o solenóide, que é uma estrutura secundária helicóide de compactação dos nucleossomos pela histona H1. Com a formação do solenóide, tem-se a ação de proteínas nãohistonas que formam estruturas em alças ou domínios. As alças podem ser o início dos espessamentos parecidos com nós,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • genetica
  • genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • genetica
  • Genética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!