ACULTURAÇÃP ASSIMILAÇÃO E DIFUSÃO CULTEURAL

1692 palavras 7 páginas
Assimilação, Aculturação e Difusão Cultural
Antropologia na Sociologia

Introdução

Neste trabalho iremos falar sobre a aculturação, assimilação e difusão cultural, também citaremos o dialogo entre a antropologia e a sociologia. E ao fim colocaremos a conclusão do que entendemos.

Difusão Cultural
Definição
Difusão cultural é a explicação de como itens e ideias se espalham de uma cultura a outra. Há vários tipos de difusão cultural, incluindo difusão de expansão, que descreve como uma ideia ou aspecto se torna dominante em uma área e como sua influência se expande por ela; difusão de relocação, em que como uma ideia ou aspecto da cultura se move de uma área a outra, deixando apenas um rastro de seu ponto inicial; e difusão por contágio, em que a difusão é causada pelo contato direto e constante entre culturas diferentes.
Origens
O termo foi usado pela primeira vez pelo geógrafo e físico alemão Franz Boas (1858-1942). Em seu campo arqueológico no noroeste americano, Boas decidiu que os dois conceitos de difusão e modificação explicavam muitos fenômenos culturais, como o porquê da cultura e religião dos índios americanos serem afetados pela localização e proximidade a outras culturas. Kroeber, aluno de Boas e co-fundador do departamento de antropologia da Universidade de Berkeley em 1901, inventou o termo e o popularizou nos círculos acadêmicos.
Métodos de Difusão A difusão cultural pode ocorrer em três formas principais: direta com violência, direta sem violência (conhecida também como difusão forçada) e indireta. Quando uma ideia ou aspecto é difundido diretamente, ela pode ocorrer com ou sem violência. Por exemplo, uma difusão forçada acontece quando uma cultura conquista ou invade outra, trazendo consigo muitas crenças, artefatos e conceitos. A difusão direta sem violência é quando uma ideia ou aspecto da cultura move de um grupo a outro, por causa do contato entre culturas. A

Relacionados