genesw

398 palavras 2 páginas
EEEM ALMIRANTE BARROSO – EXERCÍCIOS AVALIATIVOS BIOLOGIA- PROFª ANA LIMA
NOME:____________________________________________TURMA:__________ DATA:__________

1.Em camundongos, a coloração da pelagem é determinada por dois pares de genes, Aa e Cc, com segregação independente. O gene A determina coloração aguti e é dominante sobre seu alelo a que condiciona coloração preta. O gene C determina a produção de pigmentos e é dominante sobre seu alelo c que inibe a formação de pigmentos dando origem a indivíduos albinos. Do cruzamento de um camundongo preto com um albino, foram obtidos apenas descendentes agutis. Qual é o genótipo desse casal? a) aaCC x aacc b) Aacc x aaCc c) aaCc x AAcc d) AaCc x AaCc e) aaCC x AAcc

2. Supondo-se que a cor da pele humana seja condicionada por apenas dois pares de genes autossômicos (A e B) dominantes, qual a probabilidade de um casal de mulatos médios, ambos com genótipo AaBb, ter um filho branco?
a) 1/16 b) 4/16 c) 5/16 d) 6/16 e) 8/16
3. Se um macho aguti, filho de um aguti com um himalaio (ambos homozigotos), cruzar com uma fêmea chinchila (CchCa), produzirá coelhos com todos os fenótipos a seguir, exceto:
a) aguti. b) himalaio. c) chinchila. d) albino. e) himalaio e albino
4. Na série de alelos múltiplos que determina a cor da pelagem em coelhos,
Cª>Cch>Ch, a dominância é da esquerda para a direita como mostrado. Em um cruzamento CªC ch x CchCh, quais das seguintes porcentagens representam a proporção da prole que será himalaia: (a) 100%; (b) ¾; (c) ½; (d) ¼; (e) 0%?

5. Uma caixa de coelhos continha uma fêmea himalaia , um macho albino e um macho chinchila. A fêmea teve oito descendentes: dois himalaias, quatro chinchilas e dois albinos. Qual o coelho foi o pai e quais eram os genótipos da fêmea, do macho e de seus descendentes?

6. Em coelhos, conhecem-se os seguintes alelos para a cor da pelagem: C (selvagem) cch

Relacionados