Gean Piaget e a Epistemologia Genética

2439 palavras 10 páginas
1- INTRODUÇÃO

Este trabalho, realizado com base em pesquisas, tem por objetivo apresentar a teoria da Epistemologia Genética desenvolvida por Jean Piaget, na qual o teórico busca estudar e entender todo o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, desde seu nascimento até a idade adulta, tendo como centro de suas pesquisas o desenvolvimento infantil.
Inicialmente apresenta-se um breve resumo de sua biografia, quem foi Jean Piaget, em quais áreas ele se dedicou durante sua vida e por qual motivo tornou-se mundialmente conhecido.
Em sequência, iniciando o assunto da Epistemologia Genética, que é o objetivo principal deste trabalho, há uma definição das palavras que representam a teoria de Piaget, desmembrando as palavras epistemologia e genética, atribui-se um significado para cada parte.
No decorrer do trabalho é apresentado um texto falando sobre o assunto, explicando a partir de que idéias Piaget desenvolveu sua teoria, assim como também as bases de sua pesquisa e como a teoria da Epistemologia Genética foi desenvolvida e apresentada pelo teórico.
São apresentados e explicados ainda, os principais pontos do trabalho de Piaget, que dão ênfase a sua teoria, sendo eles, os processos de desenvolvimento cognitivo (assimilação e acomodação), a teoria da equilibração, e os quatro estágios do desenvolvimento da inteligência (sensório-motor, pré-operatório, operacional concreto e operacional formal), de forma que cada um desses estágios ocorre em uma determinada idade, iniciando desde o nascimento da criança até a vida adulta, sendo cada período marcado por características diferentes, que vão evoluindo de acordo com a idade.
Para finalizar esse trabalho, seguindo o mesmo texto, demonstra-se quais foram as contribuições de Piaget e sua Teoria para a educação e de que forma seu trabalho influenciou nas ações pedagógicas dos educadores, sendo que, o conhecimento e a interpretação de sua teoria podem ajudar o professor entender melhor seus alunos e realizar

Relacionados

  • Roda Gigante
    3919 palavras | 16 páginas
  • Educação
    3460 palavras | 14 páginas
  • Psicologia da aprendizagem
    3525 palavras | 15 páginas
  • MATERIAIS DIDÁTICOS
    2819 palavras | 12 páginas